O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Saúde de Ponte Nova promoveu, nessa terça-feira (17/3), em sua sede, reunião para tratar sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a segunda etapa da vacinação contra o Sarampo e a inserção da vacina Meningocócica Conjugada (ACWY) no calendário nacional. Estiveram presentes representantes das salas de vacina dos 30 municípios pertencentes à regional, divididos em duas turmas.

Crédito: Tarsis Murad

Durante a reunião, as instruções foram repassadas pela referência técnica em Imunização, Thiany Silva Oliveira, que iniciou sua fala destacando o adiantamento da campanha de Influenza como medida de descarte na triagem de casos para o coronavírus. Segundo ela, é preciso buscar alternativas para que não haja acúmulo de pessoas, principalmente públicos considerados de risco, como vacinações extramuro em espaços sociais, visitas a idosos e acamados, agendamentos, entre outras. “É importante que as equipes de saúde municipais estejam alinhadas à estratégia do Ministério da Saúde e da SES-MG em relação às fases da campanha, para que haja uso racional das vacinas, bem como acesso a todos os grupos elegíveis”, ressaltou.

A primeira fase, que terá início no próximo dia 23, é destinada a idosos e trabalhadores da saúde; a segunda fase, a partir de 16/04, tem como público professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a terceira fase, com início em 9/5, tem como público crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Campanha conta o Sarampo

Na sequência, foi tratada a segunda fase da campanha de Sarampo, que acontecerá de 23/03 a 22/05, destinada ao público de 20 a 49 anos, que será realizada de forma indiscriminada. “Quando dizemos indiscriminadamente, estamos nos referindo à vacinação de pessoas independente de já terem recebido doses da vacina, ou seja, todas as pessoas na faixa etária preconizada deverão ser vacinadas contra o Sarampo”, informou.

Vacina ACWY

A reunião também contemplou a inserção da vacina meningocócica ACWY conjugada para crianças de 11 a 12 anos no calendário nacional, reforçando a necessidade de ações como vacinação em escolas e busca ativa nos domicílios pelos agentes comunitários de saúde. Thiany Oliveira esclareceu que, a partir de agora, o público preconizado, além de ter o sorogrupo C (que já estava no calendário), também será vacinado contra os sorogrupos A, W e Y, o que amplia a proteção contra a meningite. Além disso, a referência orientou que, “mesmo as pessoas que tenham recebido a vacina meningocócica C, se dentro da faixa etária preconizada, deverão receber a ACWY, respeitando o intervalo de 30 dias”, concluiu.

Por Tarsis Murad