A Regional de Saúde de Valadares, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, promoveu nessa segunda-feira (16/03), reunião técnica para informar e capacitar sobre a campanha de vacinação contra Influenza (gripe), Sarampo e da Vacina de rotina Meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY). O evento contou com participação de referências técnicas de Imunização e coordenadores de Epidemiologia e Atenção Primária de 51 municípios da região leste.

“Nosso objetivo foi de alinhar os técnicos municipais à Campanha antecipada da Gripe, a ser realizada de 23 de março a junho, e vacinará idosos com mais de 60 anos e trabalhadores de saúde. Na ocasião, também será a plicada indiscriminadamente a vacina do Sarampo para os acompanhantes desses usuários na faixa de 20 a 49 anos, afirmou a referência Técnica em Imunização da SRS-GV, Rosangela Zampier.

Créditos: Frederico Bussinger

A referência acrescentou, ainda, que foram prestadas orientações sobre a vacinação da ACWY, cujo público alvo são adolescentes de 11 e 12 anos. Essa vacina entrou no Calendário do SUS e protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Na parte final da reunião, a referência técnica de suporte na Imunização, Regilene Aparecida de Oliveira, apresentou sobre Eventos Adversos as vacinas em Geral e a referência Técnica no Covid-19, Charles Aguiar, informou sobre a situação epidemiológica do Coronavírus na Região Leste e ações de prevenção e enfrentamento da doença.

A coordenadora de Epidemiologia do município de Mendes Pimentel, Marcelle Verusca Rodrigues Gonçalves, ressaltou como seu município está se preparando para as campanhas. “Por causa do perigo do Coronavírus, nós estamos planejando realizar vacinações extramuros, montando pontos estratégicos na zona rural e na área urbana, com a intenção de evitar tumultos e aglomerações nas unidades”, pontuou.

Campanha de vacinação da Gripe

A antecipação da campanha de vacinação da Influenza pelo Ministério da Saúde tem como objetivo facilitar e acelerar o diagnóstico do Corona Vírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

Primeiramente deverão ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulneráveis a doença, que pode levar até a morte. Numa segunda etapa, a partir de 16 de abril, será a vez dos professores, profissionais de segurança e salvamento e, em seguida, com início em 9 de maio serão vacinadas as crianças de seis meses e menores de seis anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.

Por Frederico Bussinger