As medidas de prevenção e ações de enfrentamento ao Coronavírus foram abordadas em reunião entre o Superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, as coordenadoras e referências técnicas dos núcleos de Gestão, Redes e Atenção à Saúde (NRAS), Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Assistência Farmacêutica (NAF), Regulação (NREG) e Vigilância Epidemiologia, Ambiental e Saúde do trabalhador (NUVEAST), da Área Temática de Vigilância em Saúde e a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Sueli Lacerda.

O encontro foi motivado porque Sete Lagoas tem casos suspeitos do Coronavírus que estão sendo acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais, CIEVS-Minas, além de ser o município com maior concentração populacional dentre os adstritos à regional de Sete Lagoas. A situação nos demais municípios está sendo acompanhada por telefone e em reuniões através de videoconferência.

Ações como a suspensão de grupos de atividades de saúde com idosos, população mais vulnerável ao vírus, e a determinação do fechamento de creches e escolas municipais foram debatidos. A partir da próxima quarta-feira (18/03), as atividades serão suspensas por determinação do secretário municipal de saúde. Outras atividades preventivas como a recomendação da suspensão de atividades em escolas particulares, faculdades, academias de ginásticas e outros estabelecimentos que favorecem a aglomeração de pessoas também foi debatido.

O superintendente Regional de Sete Lagoas, Fabrício Teixeira, repassou as informações e decretos publicados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a fim de que possam orientar as ações municipais. “O cuidado neste momento é o de diminuir a velocidade de transmissão do vírus e organizar os atendimentos no SUS para garantir a plenitude do atendimento dos casos minimizando o impacto aos demais pacientes”, observou.

Lacerda relatou o cenário da cidade que possui diversas empresas cujos dirigentes seguem em fluxo contínuo para a Itália, China e para o estado de São Paulo e, por isso, essas companhias também tem sido orientadas quando a dinâmica de transmissão do Coronavírus. “Em uma delas cerca de 900 funcionários tiveram contato com um desses dirigentes, estamos pedindo apoio ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)- Sete Lagoas para essa ação”, explicou Sueli.

O planejamento da campanha de vacinação contra a Influenza, que se inicia no próximo dia 23, e estratégias de imunização que também preservem os idosos também foram debatidas. “É importante explicar aos empresários, gestores e à população que essas medidas são necessárias, mas que também são reavaliadas diariamente de acordo com a análise do cenário analisado”, finalizou a coordenadora da Vigilância Epidemiologia, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Silmeiry Angélica Teixeira.

Por Nayara Souza