A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, entre os dias 2 e 12 de março, uma intervenção com a Força Estadual em Itambacuri, com o objetivo de controlar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e da Chikungunya, no município.

02 3

Uma equipe composta por dez agentes de saúde pública da Regional de Saúde de Teófilo Otoni e oito agentes de endemias de Itambacuri promoveram, durante dez dias, visitas domiciliares, mutirões de limpeza, mobilização na comunidade, capacitação dos ACE’s e utilização do Nebulizador em Ultra Baixo Volume (UBV) veicular.

De acordo com o Boletim Epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes, publicado no dia 10 de março, nas últimas quatro semanas, foram notificados 251 casos prováveis de dengue no município.

Da semana epidemiológica 9 para a 10, o quantitativo de notificações de casos prováveis de dengue diminuiu. De 25 de fevereiro a 2 de março foram registrados 72 casos prováveis. Do dia 3 a 9 de março esse número caiu para 21. “Pode-se dizer que a atuação da Força Estadual no município de Itambacuri foi positiva. É um trabalho coletivo. Não somente o Estado, mas também a sociedade em geral, precisa entender que a responsabilidade de eliminar o mosquito é de cada um”, afirma Poliana Maçal, referência técnica das arboviroses da Regional de Saúde de Teófilo Otoni.

Ainda de acordo com o Boletim, dois casos prováveis de Febre Chikungunya foram registrados nas últimas quatro semanas na região. Não houve nenhum caso suspeito do Zika vírus nesse período.

Por Déborah Ramos Goecking