Representantes da Atenção Primária, secretarias municipais de Educação, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de municípios da região de Leopoldina e membros do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) participaram, nessa terça-feira (10/3), da oficina regional do programa Saúde na Escola (PSE).

Crédito: Flávio Pereira Bella

O encontro foi promovido pela Regional de Saúde de Leopoldina, por meio da coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), e teve como objetivo principal apoiar os gestores estaduais e municipais das áreas de educação e saúde no planejamento, na realização e promoção de ações educativas, além de subsidiar o GTI-M no planejamento e desenvolvimento das ações do PSE. O processo resume-se em um trabalho intersetorial que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzindo a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde.

Para a referência técnica da Promoção à Saúde, Juliane Veiga, "o objetivo do Programa Saúde na Escola é contribuir para a qualidade de vida dos escolares da rede pública de ensino, no sentido de promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos educandos, e estamos avançando neste objetivo", disse.

Durante a oficina, os profissionais da educação também puderam esclarecer sobre as suas participações nas realizações das ações. Na ocasião, foram orientados sobre quando não houver possibilidade de participação de uma equipe da saúde, a ação pode ser desenvolvida, mesmo que apenas um setor esteja envolvido, pois já fará parte de um planejamento conjunto.

Também foi possível esclarecer aos participantes sobre o monitoramento das ações do PSE, que será realizado a partir dos registros enviados e validados no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Em seguida foram abordadas as funcionalidades do sistema e o devido processo de registro na ficha de atividade coletiva. Para o responsável técnico do eSUS AB Regional, Flavio Pereira Bella, “é muito importante o registro correto das ações do PSE na ficha específica do programa, pois este registro é a peça fundamental para o cumprimento dos indicadores do PSE”, afirmou.

Por Oberdan Moreira Rocha