A Regional de Saúde de Alfenas abordou, em reunião realizada nesta quarta-feira, 11/03, com os municípios de sua abrangência, as diretrizes estabelecidas pela Resolução Nº 8, de 24 de novembro de 2016, que dispõe sobre o processo de pactuação interfederativa de indicadores, para o período de 2018-2021, relacionados a prioridades nacionais em saúde.

pctuação 2

A Resolução estabelece que os gestores, nas três esferas de governo, são responsáveis pelo monitoramento e avaliação das respectivas metas pactuadas e os resultados retroalimentam o planejamento em saúde.

“Foram apresentadas aos municípios neste encontro as fichas de qualificação dos indicadores. São 23 estabelecidas, com metas a serem atingidas considerando a realidade de cada município. Essas metas envolvem programas e ações da epidemiologia, do núcleo de redes de atenção à saúde (NRAS) e da vigilância sanitária. Por isso, servidores desses setores estão aqui para sanar dúvidas e auxiliar os municípios. Foram apresentados os índices pactuados e atingidos por eles nos últimos anos, para que tenham melhores condições de planejamento. A equipe do núcleo de gestão regional, realiza o monitoramento e oferece suporte ao longo do ano para que os municípios se atentem para o cumprimento das metas, melhorando atendimentos e reduzindo a incidência de doenças em seus territórios. O objetivo é o aprimoramento constante dos serviços de saúde e da qualidade de vida da população”, explicou Dayse Melo Martins Rezende, do Núcleo Microrregional da Regional de Saúde de Alfenas.

O prazo estabelecido para a definição das metas para os indicadores é até 31 de março.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi