Nesta quarta-feira, 11/03, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu promoveu uma reunião com os municípios das microrregiões de Carangola e Manhuaçu, com o intuito de alinhar as orientações sobre os serviços de saúde em relação ao coronavírus.

A reunião contou com a presença de referências técnicas das áreas de Atenção Primária, Vigilância em Saúde e das portas de entrada hospitalares que puderam conhecer as ações de preparação e tirar dúvidas sobre o enfrentamento da doença.

“É sempre importante reunir para discutir os processos de trabalho, principalmente quando se trata de uma situação nova. Quero destacar o papel da atenção primária, que é a base da assistência e é quem vai conduzir juntamente com a Vigilância em Saúde o monitoramento dos casos nos municípios. Sempre que se fala de vírus, vem o pânico da população e por isso é muito importante o conhecimento do protocolo e dos fluxos de trabalho estabelecidos pelo CIEVS. Temos que ter conhecimento em relação à doença, sem baixar a guarda”, destacou o Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda.

Créditos: Antonio Rodrigues

Na reunião foram apresentados: últimos dados epidemiológicos; situação do Brasil comparado ao cenário de outros países; principais sintomas; aspectos clínicos do coronavírus; critérios de definição de casos, conduta para coleta de material; fluxo de amostras; isolamento domiciliar e monitoramento.

As informações foram passadas pelas referências técnicas da SRS Manhuaçu, Juliana Mariano e Simone Emerich, da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS). “É importante destacar e deixamos isso muito claro aos profissionais de saúde, que todos os casos suspeitos tendidos deverão ser notificados e discutidos imediatamente com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância a Saúde (CIEVS)”, ressaltou Simone Emerich.

Na ocasião foram apresentadas todas as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES MG), até o momento com relação ao coronavírus. “É extremamente importante os profissionais dos municípios terem acesso as informações e ao protocolo a ser seguido em casos suspeitos, prováveis e confirmados. Saber a conduta dentro dos critérios fará toda a diferença no atendimento”, destacou Lorena Gonçalves de Assis, coordenadora de Vigilância em Saúde do Município de Manhuaçu - MG.

Por Antonio Rodrigues