Foi realizado nessa sexta-feira (6/3), o Encontro Regional sobre Aleitamento Materno e Alimentação Complementar na Regional de Saúde de Passos. O evento, promovido pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), contou com a presença de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde, referências técnicas municipais de Alimentação e Nutrição, referências técnicas municipais de Saúde da Criança e referências técnicas municipais de Saúde da Mulher, onde foi realizado o lançamento e entrega do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 02 anos.

DSC05001

O coordenador do NAPRIS, Gilmar Antônio Batista Machado e a referência técnica em Promoção à Saúde, Jaqueline Silva Santos foram os organizadores do evento e deram início com o lançamento do guia e com o apoio da referência em Saúde da Mulher da Regional de Passos, Wanessa Leonel Nunes, foi feita a apresentação do mesmo aos presentes.

Durante o encontro, profissionais da área abordaram temas relacionados ao aleitamento materno, como iniciar uma complementação alimentar saudável e outros assunots relacionados à saúde da criança. Na ocasião foram apresentadas as experiências exitosas do município de Monte Santo de Minas.

Segundo a enfermeira da Atenção Primária do município, Silvana Pereira da Cruz e Silva, o evento representa grande importância para os profissionais da área e os resultados que podem surtir a partir dessas reuniões. “Esse encontro é muito bom para darmos visibilidade ao nosso trabalho, aprender todas as diretrizes, aprender com as capacitações e com a apresentação das experiências estar incentivando os outros municípios a fazer o mesmo trabalho e melhorar a atenção à saúde da criança”, concluiu.

Silvana Cruz e Silva juntamente com a sua colega de trabalho, Aline Maria da Silva Fernandes, apresentaram as experiências que se destacaram entre os municípios de jurisdição da SRS Passos, por sua excelência na assistência a mãe e a criança no período do aleitamento. Foram apresentadas as experiências o “Cantinho da Amamentação” e o “Aumento de mais de 80% no indicador de aleitamento materno exclusivo em crianças de 0 a 6 meses no território da Equipe de Saúde da Família São Camilo”.

Por Karine Kristine Costa Silva