Em virtude do aumento do aumento das notificações de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no país, nesta sexta-feira, 6/3, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite – (CIB) da região macro Norte de Minas, a Regional de Saúde de Montes Claros reforçou com os gestores municipais a importância do reforço das ações de vigilância e epidemiológica na região. Participaram da reunião gestores representantes de todas as microrregiões de saúde que envolvem 86 municípios; a superintendente e as gerentes regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, Ioná de Carvalho Lisboa e Adriana Kátia Emiliano Souza, respectivamente, além de dirigentes do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais – (Cosems).

Crédito: Pedro Ricardo

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador – (Nuveast) da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes comunicou a realização de novos seminários de capacitação de profissionais dos serviços de atenção primária dos municípios. Nos dias 3 e 4 deste mês foram realizadas duas capacitações em Montes Claros, envolvendo mais de 400 médicos, enfermeiros e coordenadores de vigilância epidemiológica e de saúde.

Na próxima quarta-feira, 11/3, será realizado novo seminário a partir das 13h30m, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – (Amams), em Montes Claros. A capacitação será ministrada pelo médico de família e referência de vigilância epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Mariano Fagundes Neto Soares. O seminário envolverá profissionais atuantes em municípios que integram as áreas de atuação das regionais de saúde de Montes Claros e Pirapora.

Já na quinta-feira, 12/3, profissionais de saúde de 25 municípios que integram a Regional de Saúde de Januária participarão de capacitação sobre o novo coronavírus. O evento será realizado a partir das 8 horas, no auditório da Superintendência Regional de Ensino de Januária.

A coordenadora do Nuveast ressaltou a importância dos gestores viabilizarem a participação dos profissionais de saúde nas capacitações, além de reforçarem a necessidade da imediata notificação de casos suspeitos do novo coronavírus e cumprimento dos fluxos para atendimento de pacientes nos serviços de atenção primária. “Em todos os casos suspeitos os profissionais devem manter contato com Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – (CIEVS-Minas), que funciona 24 horas por dia. Além disso, ao atender um paciente com suspeita de ter contraído coronavírus, o profissional deve ceder à pessoa mascara e usar Equipamento de Proteção Individual – (EPI)”, lembrou Agna Soares.

Os gestores também foram comunicados de que num prazo de até sete dias após o inicio dos sintomas, os serviços de saúde dos municípios deverão realizar a coleta de amostras dos pacientes para análise no laboratório da Fundação Ezequiel Dias – (Funed), em Belo Horizonte. Somente nos casos em que o paciente estiver em situação grave de saúde é que deverá ser encaminhado para internação no Hospital Universitário Clemente de Faria, sediado em Montes Claros.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “é importante o alinhamento de informações e de procedimentos a serem implementados pelos municípios junto com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) e o Ministério da Saúde, a fim de que o atendimento das demandas da população quanto ao problema do novo coronavírus sejam devidamente atendidas, evitando a ocorrência de surtos ou o agravamento da situação de saúde de pessoas que porventura venham a serem infectadas pelo vírus”.

PREVENÇÃO

Para evitar a proliferação do coronavírus o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é recomendado evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

EQUIPAMENTOS

Para o enfrentamento do novo coronavírus nesta quinta-feira, 5/3, o Ministério da Saúde publicou em edição extra no Diário Oficial da União - (DOU) a assinatura de contratos de aquisição de máscaras para proteção dos profissionais de saúde que atuam na rede pública. O investimento é da ordem de R$ 72,9 milhões.

“São 500 mil máscaras do modelo N95, das 4 milhões que serão adquiridas e quase 19 milhões de máscaras cirúrgicas, de um total de 20 milhões. Com a assinatura dos contratos esses itens devem ser entregues em até 15 dias aos estados”, informou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

Dos 21 tipos diferentes de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que a pasta programou para a compra, 16 itens, entre eles óculos, álcool em gel e luvas já foram licitados e começam a ser distribuídos na próxima semana aos estados e municípios.

Por Pedro Ricardo