Na quinta-feira (05/03), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, participou de reunião sobre os “Desafios para a efetivação da microrregião de Congonhas”. O evento foi realizado no município de Congonhas após publicação da atualização do Plano Diretor de Regionalização (PDR) pela SES-MG, tornando a cidade a sede da microrregião.

O evento contou com a presença da superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, da gerente Regional de Saúde de São João Del Rei, Edwalda Assumpção, da equipe de coordenadores e técnicos da Regional de Barbacena e autoridades da região.

Na ocasião, o superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional da Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG, Ricardo Assis Alves Dutra, apresentou as atualizações do PDR, a partir das quais houve o desmembramento de algumas microrregiões, entre elas a nova microrregião de Congonhas. A mesma passa a abranger seis municípios, uma população estimada em 124.457 habitantes, quatro hospitais, 137 leitos SUS,sendo o município polo considerado, segundo Ricardo “com grande capacidade atrativa e expressiva capacidade instalada”.

Créditos: Priscila Rezende

Em seu discurso, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, parabenizou o município de Congonhas pela conquista e destacou os esforços do Estado para o fortalecimento da saúde. “Esse momento é a consolidação de um planejamento, de uma busca da qualificação da saúde. E na Secretaria de Estado de Saúde estamos vivendo esse momento de integrar as macros e microrregiões, e continuar organizando a saúde”, afirmou o secretário. Em relação à resolução de questões financeiras para o andamento dos serviços da saúde no estado, o secretário explicou que estão sendo feitas readequações financeiras. “Estamos organizando financeiramente a rede de urgência e emergência com o pagamento dos fornecedores, e com isso foi possível voltar a comprar medicamentos e hoje estamos com nossas farmácias praticamente sem falta nenhuma de medicamentos, então é importante porque conseguimos atingir essas metas e trabalhar para atingir outras”, destacou.

Na oportunidade, o secretário também visitou o Hospital Bom Jesus de Congonhas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU. O hospital é porta de entrada da Rede de Urgência e Emergência (nível III), atende o trauma de baixo impacto, cirurgias de emergência, obstetrícia e pediatria, além de ser referência na realização de cirurgias eletivas para a microrregião. A UPA atende casos de urgências e de natureza clínica, cirúrgica ou de trauma e tem capacidade para atender até 200 mil habitantes das microrregiões de Congonhas e Conselheiro Lafaiete. E a USA foi inaugurada em agosto de 2019, é considerada uma UTI Móvel, capaz de atender casos mais graves como os procedimentos invasivos, e atende a 17 municípios das microrregiões de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, com uma população estimada de 230 mil habitantes.

Por Priscila Rezende