A Regional de Saúde de Ponte Nova, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu, no dia 3/3, em sua sede, reunião para tratar das ações de enfrentamento ao coronavírus. Estiveram presentes representantes de hospitais da região, gestores municipais de saúde e coordenadores da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde advindos de 18 localidades pertencentes à Regional. Para a coordenadora do Vigilância em Saúde, Maria Goretti de Sena Fernandes, a reunião foi motivada por uma causa nobre, unindo esforços por parte Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Regional de Saúde e municípios. “É um momento para enfrentarmos, juntos, mais esse agravo. Estamos conversando para termos o mesmo entendimento, com a consciência de que somos vigilância na assistência, em nossos municípios e nos nossos territórios”, pontuou.

A referência regional em Doença Transmissíveis, Dádiva Raquel Rodrigues, deu início aos trabalhos com informações gerais sobre o novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, cujo agente foi descoberto em 31/12/2019, com primeiros registros de casos na China. Na sequência, informou sobre a situação epidemiológica no mundo, conforme dados Organização Mundial de Saúde (OMS); no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde; e em Minas Gerais, com base no Informe Epidemiológico da SES-MG.

Além disso, a referência esclareceu sobre a conduta a ser tomada por unidades de saúde frente a casos suspeitos. “É necessário que haja o isolamento em área adequada, uso de EPIs pelos profissionais de saúde que prestarão assistência ao paciente e notificação imediata de casos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância a Saúde, o CIEVS-MG”, informou. Dádiva também instruiu acerca da coleta de material biológico (secreção de naso e orofaringe), bem como do envio de amostras à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

05.03 tarsis

O alinhamento de condutas em relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi reforçado pela referência técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional, Rafaela Alves Arcanjo. Ela mencionou o protocolo de isolamento do paciente por aerossóis e precauções de contato, conforme nota técnica da SES-MG, com destaque para o uso de máscaras N95, óculos de proteção, avental descartável, gorro e luva de procedimento.

A referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Karen de Fátima Ségala, forneceu orientações às equipes municipais - também embasada por nota técnica da SES-MG - com o objetivo de preparar os profissionais da Atenção Básica e orientá-los quanto ao fluxo adequado de atendimento. Segundo ela, os municípios precisam ficar atentos aos procedimentos de isolamento dentro das unidades, destinando uma sala exclusiva para tal. Ressaltou, ainda, que as equipes devem estar preparadas para a extensão do horário de atendimento, se por ventura houver demandas, e que cada caso deve ser discutido junto ao CIEVS-MG para decidir se é necessário o encaminhamento ao hospital de referência da região.

Influenza

A referência técnica em Imunização, Thiany Silva Oliveira, também contribuiu com o evento, esclarecendo sobre o adiantamento da vacinação contra Influenza para o dia 23/03. “Pessoas que tomam a vacina vão adoecer menos, reduzindo o fator confundidor. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem Influenza na triagem de casos para o coronavírus”, explicou. Thiany reforçou a importância de obediência à escala de vacinação, com público prioritário de gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos.

A superintendente Kátia Jardim Carvalho Irias finalizou o encontro colocando a Regional de Saúde à disposição para auxiliar os municípios, a qualquer tempo, no esclarecimento de dúvidas e orientações sobre como proceder mediante casos suspeitos de coronavírus.

Por Tarsis Murad