Na segunda-feira (02/03), a Coordenação de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Barbacena deu início ao ciclo de reuniões com técnicos dos municípios para avaliação do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde – ProMAVS.

2

O Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde tem como objetivo fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações de vigilância em saúde desenvolvidas pelo Estado e municípios. Também visa apoiar a descentralização de ações para municípios de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas. O monitoramento, a supervisão e avaliação dos indicadores são realizados pelas áreas técnicas do Nível Central e das Superintendências/Gerências Regionais de Saúde da SES/MG de acordo com normativas vigentes e orientações técnicas para execução do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde.

Os resultados do ProMAVS são gerados em conformidade com a Resolução SES/MG Nº 5.484, de 17 de novembro de 2016 e suas atualizações. Os dados são apurados periodicamente e cada indicador pactuado recebe uma nota em função do percentual que o município alcançou da meta que estava previamente estabelecida.

“Nessas reuniões estamos fazendo o acompanhamento do desempenho dos municípios nos indicadores das ações de Vigilância em Saúde em suas diversas divisões que abrangem Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária, Saúde do Trabalhador, referentes ao segundo semestre de 2019”, explicou o Coordenador de Vigilância em Saúde da SRS/Barbacena, Márcio Heitor Stelmo.

Por Priscila Rezende