O diretor da Regional de Pedra Azul, Marcelo Alves, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) Regional, Maria Aparecida Sicupira, realizaram nesta segunda-feira (02/03), em Ponto dos Volantes, a 5ª reunião de alinhamento entre as duas instituições. Um dos principais pontos debatidos foi a necessidade de fortalecer os Comitês Municipais de Epidemias, para que sejam atuantes, com reuniões semanais ou quinzenais, e possam debater o cenário epidemiológico municipal e planejar ações.

Na regional de Pedra Azul, dos 25 municípios, seis já apresentam muita alta incidência nas notificações de dengue. “Importante destacar que o Comitê de Epidemias é um rico espaço para discussão e encaminhamentos de ações para promover saúde e evitar surtos e epidemias, portanto, estes Comitês devem ser estimulados e iremos, em parceria com o COSEMS, incentivar e subsidia-los com informações e apoio técnico sempre que necessário”, avaliou o diretor Marcelo Alves.

A Regional de Pedra Azul já realiza, mensalmente, reuniões para analisar o cenário epidemiológico de doenças como dengue, febre amarela, leishmaniose, entre outros, e em março, essas reuniões passam a ser semanais, tendo em vista o cenário epidemiológico regional e Estadual, que exige maior atenção e agilidade no processo de monitoramento e de tomada de decisões.

Créditos: Allan Campos

O diretor da Regional, Marcelo Alves, propôs que os Comitês Municipais também realizem reuniões semanais para analisar o cenário local, além de receber o material discutido pelo Comitê Regional, para que também, conheçam a realidade do Cenário Epidemiológico no âmbito das microrregiões de Almenara/Jacinto, Itaobim e Pedra Azul. “O Comitê Regional vem sendo coordenado pela referência técnica de Arboviroses, Davidson Rodrigues, e pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Evangélia Aguilar, que trazem para o Comitê um rico material para discussão, com encaminhamentos de capacitações, visitas aos municípios, entre outras ações, o que mostra o quão efetivo tem sido o nosso Comitê. Esperamos que essa experiência exitosa possa inspirar os nossos municípios para que, em âmbito municipal, promovam essa discussão do cenário epidemiológico”, sugeriu.

A presidente do COSEMS Regional, Maria Aparecida Sicupira, sugeriu realizar um levantamento dos municípios que estão enviando fotos e relatórios de suas reuniões, para que sejam identificados os municípios com Comitês ativos.

Em seguida, o diretor, Marcelo Alves e a presidente Maria Aparecida Sicupira, analisaram o edital de seleção de Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), nº 01/2020, que por meio da Rede de Cooperação Intermunicipal para Enfrentamento das Emergências em Saúde Pública, poderão executar de forma complementar as ações e serviços diante de eventos ou casos suspeitos e/ou confirmados de doenças e agravos que constituem emergências em Saúde Pública no estado de Minas Gerais. De acordo com a proposta, os Consórcios poderão, por exemplo, atuar de forma complementar nas ações de vigilância em Saúde e assistência aos pacientes; ampliar a oferta de recursos humanos, procedimentos, insumos e medicamentos, para atendimento complementar frente a uma emergência em saúde pública e quando excedida a capacidade de resposta dos entes. Os dois Consórcios da Regional de Pedra Azul, o CISRAL e o CIMBAJE, manifestaram a intenção de participar do processo seletivo e tem até o dia 12/03, para apresentar os documentos para habilitação. A publicação do resultado será realizada no dia 20/03.

Outro ponto debatido na reunião foi sobre o Seminário de Regulação que será realizado em Teófilo Otoni, em março. A Regional e o COSEMS propuseram realizar um consolidado das principais dificuldades dos 25 municípios da região ao encaminhar pacientes para o Hospital Santa Rosália. Também será realizado um consolidado sobre as dificuldades para encaminhamento de pacientes para atendimento odontológico hospitalar. A proposta é que o levantamento das duas demandas seja entregue até o dia 09/03.

Por fim, a Regional de Pedra Azul e o Cosems realizaram uma parceria para acompanhamento de indicadores e metas municipais. A proposta é que nesse mês de março seja elaborado um edital a ser aprovado pela Câmara Técnica da CIB Micro, visando definir quais são as ações prioritárias a serem monitoradas pelas duas instituições em âmbito regional. A ação visa valorizar os municípios que cumprirem com as metas acordadas, com divulgação no final do ano dos municípios com melhor desempenho e uma premiação simbólica pelo resultado alcançado.

Por Allan Campos