A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio da sua Unidade Descentralizada em Caratinga (UDC), promoveu nessa quinta-feira (27/2) mais um dia de capacitação sobre ações de campo e o controle das arboviroses para os novos Agentes de Endemias (ACE’s) do município de Santa Bárbara do Leste. O treinamento, que ocorreu também nos dias 20/2 e 21/2, foi coordenado pelo servidor do Ministério da Saúde e referência técnica em Endemias, Wanderley Alexandre da Silva.

Crédito: Flávio Samuel

Durante a capacitação, os novos agentes puderam conhecer e entender melhor as ações de campo e o Programa Nacional de Controle da Dengue, bem como as principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti e os métodos de enfrentamento, prevenção e controle. Segundo Wanderley Silva, “a capacitação orientou, nesse primeiro momento, os novos agentes sobre o controle das arboviroses, com ênfase em manejo ambiental. As demais endemias serão abordadas em um outro momento. É preciso continuar o enfrentamento às arboviroses na região. Os municípios estão respondendo bem as ações de enfrentamento aos Aedes aegypti e nós, da Unidade Descentralizada de Caratinga, estamos alertas aos chamados dos municípios, seja com ações de força-tarefa ou de educação em saúde”, explicou.

De acordo com a referência técnica em Arboviroses da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Joel Caldas, a capacitação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara do Leste, devido a contratação de novos agentes.  “Este tipo de capacitação é uma ação institucional junto aos municípios que compõe a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. Temos que preparar tecnicamente os agentes de campo para que as ações de prevenção e enfrentamento dessas arboviroses sejam efetivas. Estamos também promovendo a saúde pública por meio da educação permanente, padronizando as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) em nossos municípios”, finalizou.

Por Flávio Samuel