O Ministério da Saúde (MS) anunciou, em coletiva realizada nesta quinta-feira (27/02), a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. A previsão é de que a campanha tenha início em 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus

De acordo com o Ministério, a estimativa populacional para o estado de Minas Gerais é de 7.000.000 de pessoas incluídas nos grupos prioritários da Campanha. Assim como em anos anteriores, por se tratar de uma campanha com grande número de pessoas incluídas como grupos prioritários, a vacina será entregue em etapas.

Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável à doença, que pode levar até a morte.

Para as pessoas incluídas nos grupos prioritários da Campanha, a vacina ficará disponível no período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

E durante todo o ano está disponível nos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para o atendimento da população aos imunobiológicos especiais, em especial das pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade ou pessoas expostas a situações de risco.

Saiba mais em: www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46449-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-sera-antecipada

Por Jornalismo SES-MG