Passados 25 dias da enchente que acometeu boa parte dos municípios que compõe a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, uma equipe multidisciplinar do governo de Minas esteve ontem, 10/02, no município de Manhuaçu realizando um balanço das ações que o Estado tem desenvolvido, após decretar estado de emergência em 27 municípios da região.

Formada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Secretaria Estadual de Defesa Social, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Militar e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Sedese), a equipe tem como objetivo verificar a situação dos municípios que foram afetados pela chuva e acompanhar o trabalho dos técnicos garantindo medicamentos, assistência social e ajuda humanitária aos atingidos.

Crédito: Antonio Rodrigues

Segundo a coordenadora de Vigilância dos Fatores de Riscos não Biológicos da SES-MG, Michelle Souza, o papel da SES-MG é garantir a assistência dos desabrigados e desalojados, garantir ações para evitar doenças, verificar se as pessoas estão recebendo assistência adequada e quais as necessidades ainda não foram atendidas. “Estamos visitando e coletando informações importantes. Além disso temos oportunidade de ouvir gestores e planejar ações para minimizar os danos causados”, pontuou.

De acordo com o Superintendente Juliano Estanislau, a equipe da SRS, com apoio de técnicos da SES do Nível Central, vem desde o início da crise, trabalhando a fim de minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas do dia 24 de janeiro.

“Os trabalhos iniciaram aos primeiros sinais de alerta emitidos pela Defesa Civil e não pararam desde então. Formamos um comitê para enfrentamento da crise formado por: Direção da SRS, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Vigilância Ambiental, Vigilância de Agravos Transmissíveis, Núcleo de Redes, Núcleo de Gestão, Núcleo de Assistência Farmacêutica, Núcleo de VISA e Núcleo de Regulação”, detalhou.

O superintendente explicou ainda que assim que foi restabelecido o acesso, iniciou se o trabalho de identificação in loco da situação real das cidades que entraram no decreto de emergência do Governo de Minas Gerais. “Foi realizado um intenso trabalho de gerenciamento da crise com identificação de perdas de insumos e estrutura operacional do aparelhamento da saúde nos municípios. Paralelo a esse diagnóstico inicial, estabelecemos um canal permanente com o Comitê Estadual de Enfrentamento da Crise e Subsecretarias envolvidas visando reestabelecer de forma emergencial as principais demandas dos municípios atingidos”, explicou Juliano Estanislau.

Balanço das ações

Dos 34 municípios que fazem parte da área de abrangência da SRS Manhuaçu, 27 entraram no Decreto Estadual de Situação de Emergência. Entre elas 9 cidades registraram óbitos, que ao todo somaram 22. Foram distribuídas 22. 220 doses de Vacina contra Hepatite A, 4.670 doses de Vacina DT. Foram entregues 12.150 seringas e agulhas. Ainda foi feita a reposição de medicamentos antirretrovirais, reposição de estoque estratégico, estoque de insulina e reposição de medicamentos especializados. Foram distribuídos 400 litros de inseticida Malathion e 18. 500 frascos de hipoclorito para tratamento de água. Foram entregues 2.600 cartazes e 22 mil panfletos da campanha da dengue, além dos kits calamidade enviados pelo Ministério da Saúde.

Alerta Chuva
Para conscientizar a população quanto aos cuidados necessários para manter a segurança e a saúde no período chuvoso, SES-MG conta com o site www.saude.mg.gov.br/alertachuva. Lançado em janeiro de 2018, o espaço nasceu de uma demanda da Vigilância em Saúde desta Secretaria que queria deixar de forma pública no site dicas de proteção à saúde no período chuvoso.

Por Antonio Rodrigues