Nesta terça-feira (04/02), no auditório da Regional de Saúde de Passos, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) realizou uma reunião emergencial para discussão do índice LIRAa/LIA e o alinhamento dos planos de contingência no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram convocados os coordenadores de epidemiologia, vigilância em saúde, atenção primária e de endemias municipais. A superintendente Regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, fez a abertura do evento onde fez ressalvas da importância de unir forças nesse período de guerra contra o mosquito.

Crédito: Karine Costa

O encontro foi divido em duas etapas: no período da manhã foi discutido e apontado com o grupo quais os problemas e dificuldades são encontradas no processo de trabalho de cada eixo, criando assim um quadro com os levantamentos. Em um segundo momento, no período da tarde o grupo foi dividido em três eixos: assistência, controle vetorial e vigilância epidemiológica, onde cada um teria que apontar uma solução as dificuldades colocadas anteriormente. “Eu acho que foi muito proveitoso o encontro de hoje, várias dessas ações já vamos colocar em prática e acredito que os resultados vão ser positivos”, disse o fiscal sanitário do município de Delfinópolis, Saulo de Tarso Faria, após conclusão das atividades.

Diversos assuntos foram abordados ao longo da reunião, sendo usados para basear o mapeamento realizado, entre eles estava a análise do primeiro LIRAa/LIA de 2020, o debate em torno da situação de risco epidêmico aos municípios que apresentaram um índice maior que 3,9%, o planejamento de ações de controle e outros.

De acordo com a coordenadora do NUVEAST, Márcia Aparecida Silva Viana, a reunião foi convocada a partir dos resultados mostrados pelo LIRAa/LIA, onde muitos municípios se encontraram com o índice apontando para uma possível epidemia de dengue. “Fizemos um levantamento dos problemas que contribuíram para que os municípios tivessem tal resultado no LIRAa/LIA e elencamos para construção de um plano emergencial aquelas ações que teriam um impacto imediato se adotadas. Consideramos que o nosso objetivo foi atingido, pois, terminamos o dia com esse plano emergencial construído e junto com os municípios fizemos um encaminhamento que possibilite resolver todos os problemas levantados”, concluiu.

“Definimos por utilizar atividades de educação permanente em saúde para as equipes de saúde, com o propósito de formar e orientar os profissionais de saúde nas alternativas de combate à alta incidência da dengue na jurisdição da SRS Passos. Fez-se priorização dos problemas identificados na estimativa rápida segundo a importância, urgência e capacidade de enfrentamento. O resultado foi à construção de um plano de trabalho, compartilhado, considerando as estratégias de controle de vetores, vigilância epidemiológica, assistência e mobilização social” pontuou a superintendente Kátia Gonçalves, em análise final sobre o evento.

Por Karine Costa