A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está reforçando as ações de acompanhamento dos municípios do Norte de Minas que, neste início de ano, apresentam alto índice de notificação de casos prováveis de transmissão da dengue. Nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/01), referências técnicas da Regional de Saúde de Montes Claros realizaram visitas técnicas aos municípios de Josenópolis e Padre Carvalho. Nestas localidades, Boletim Epidemiológico divulgado segunda-feira, 28, pela SES-MG aponta que neste ano já foram notificados 126 casos prováveis de dengue.

JOSENOPOLIS 1

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, explica que as vistas técnicas aos municípios que apresentam alta ou muito incidência de casos prováveis de dengue objetivam reforçar a execução dos planos de contingência com vistas ao combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. "As visitas envolvem a participação de referências técnicas dos núcleos de atenção primária à saúde; vigilâncias epidemiológica, ambiental e de saúde; regulação e redes de atenção à saúde", aponta.

“O trabalho da SES-MG, junto com os municípios, além de proporcionar a troca de experiências, visa evitar que haja aumento de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti por meio da execução de ações práticas, entre elas, a eliminação de focos do mosquito e bloqueio da transmissão de doenças”, explica a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

A coordenadora observa que os municípios precisam colocar em prática os planos de contingência elaborados no segundo semestre do ano passado para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes, tendo como objetivo organizar os serviços de maneira intersetorial frente a uma tríplice epidemia. O plano contempla aspectos relacionados à vigilância em saúde, mobilização, controle vetorial, assistência ao paciente, comunicação social e gestão.

Nesta época do ano, período de chuvas na região Sudeste, Agna Soares lembra que é importante que os municípios reforcem as ações de mobilização da população quanto à eliminação de focos do Aedes aegypti, uma vez que cerca de 80% da proliferação do mosquito acontece dentro de imóveis. Em 2019 foram notificados 482.556 casos prováveis de dengue em Minas Gerais e, neste ano, os municípios já registraram 4.671 notificações.

Por Pedro Ricardo