Na última quarta-feira (29), chegou à cidade de Tocantins, que faz parte da regional de Ubá, uma Força Tarefa Estadual para ampliar e fortalecer as ações de combate à dengue no município. O grupo, formado por 13 agentes de endemias, juntou-se aos 26 profissionais da Prefeitura no trabalho de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, doença que já registra 249 notificações de casos prováveis na cidade, segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (clique aqui para conferir). A Força-tarefa tem previsão de durar até o dia 07 de fevereiro, percorrendo todos os bairros com visitas domiciliares, retirada de possíveis criadouros do mosquito e mobilização com as comunidades.

Foto: Dionísio Pacceli

O trabalho foi iniciado pelo bairro Grama, que registrou maior incidência de notificações de casos suspeitos na última semana. Conforme a Referência Técnica de Controle Vetorial da SES-MG, Dionísio Pacceli, o município já tem atuado para conter a alta de notificações. Na terça (28/01) começou a rodar o UBV pesado e o Estado enviou mais inseticida, que será aplicado coordenado com o mutirão de limpeza. “Estamos buscando parcerias com lideranças municipais para que elas se tornem agentes de multiplicação da mensagem de prevenção e também conseguimos uma entrevista ao vivo em uma rádio local, tudo para propagar o mais rápido possível as ações para a saúde de todas as pessoas”, disse Dionísio Pacceli

O cálculo de incidência SES-MG é de 1499 dos casos prováveis de dengue a cada 10 mil habitantes, elevando o município à classificação de muito alto risco de transmissão. “Um fator complicador foi que, em meio ao aumento de notificações, ainda tivemos fortes chuvas e enchente, o que aumenta os prováveis criadouros do mosquito. O Estado foi muito sensível em vir nos ajudar, reforçando a equipe do município, que já fez mutirão de limpeza nos bairros Grama e boa parte do Patrimônio, junto com UBV costal, um trabalho muito difícil para os agentes, mas que agora será feito pelo UBV pesado do Estado, que é o carro fumacê. Dessa forma, temos a expectativa de debelar este quadro crítico”, informou Reginaldo Carvalho, Secretário Municipal de Saúde de Tocantins.

Serviço

Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a Chikungunya e o Zika vírus, então é essencial a eliminação dos focos do mosquito! Com a chegada da época do calor e do período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa. É preciso a união de toda sociedade para que cada um faça a sua parte.

Mais informações sobre as doenças estão disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/aedes

Por Keila Lima