A força tarefa criada para analisar os casos de pacientes com a síndrome nefroneural se reuniu durante toda esta sexta-feira (10/01) e esclarece que:

1) Foram 10 casos suspeitos sendo que um veio a óbito. Os demais seguem em tratamento;

2) Até o momento, ficaram prontos os resultados de exames sanguíneos de 3 pacientes internados, realizados pela Polícia Civil. Existia a substância dietilenoglicol nas amostras de sangue.

3) Novos lotes da cerveja Belorizontina, produzida pela Backer, continuam em análise.

4) Com a descoberta da substância, um novo protocolo clínico para intoxicação por dietilenoglicol visando o tratamento dos pacientes será divulgado para profissionais da saúde.

5) Consumidores que possuem a cerveja Belorizontina e desejarem se desfazer do produto podem encaminhá-lo somente à vigilância sanitária de Belo Horizonte, nos endereços já divulgados, e, no interior do Estado, aos Procons municipais. A eles, caberá articular com a Vigilância Sanitária Municipal a coleta e armazenamento dos produtos. O recolhimento se restringe à cerveja adquirida pelos consumidores.

6) As investigações continuam, inclusive, com a colaboração da empresa citada. A força tarefa atualizará as informações constantemente.

7) A investigação epidemiológica conduzida pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de MG, ampliou temporalmente a investigação para o mês de novembro de 2019, apenas por medida de precaução. O objetivo é descobrir se houve nesse período a ocorrência de casos de síndrome nefroneural, e, caso sejam identificados casos semelhantes, se as vítimas da síndrome consumiram a cerveja em questão. Foi emitida pela SES uma nota técnica com essa orientação para todos os profissionais médicos do estado.

Seguem os endereços da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte:

• Barreiro: Avenida Olinto Meireles, 327 - Barreiro
  • Centro-Sul: Avenida Augusto de Lima, 30, 14ª andar - Centro
  • Leste: Rua Salinas, 1.447 - Santa Tereza
  • Nordeste: Rua Queluzita, 45 - Bairro São Paulo
  • Noroeste: Rua Peçanha, 144, 5º andar - Carlos Prates
  • Norte: Rua Pastor Murilo Cassete, 85 - São Bernardo
  • Oeste: Avenida Silva Lobo, 1.280, 5º andar - Nova Granada
  • Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596 - São Luiz
  • Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.300, 2º Piso - Parque São Pedro

A entrega deve ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Polícia Civil
Ministério Público Estadual/Procon-MG