Nesta quinta-feira, (19/12), com o intuito de preparar as ações de enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Regional de Saúde de Passos, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) realizou o 1º Encontro Regional sobre Arboviroses. O evento reuniu profissionais de saúde, contabilizando uma média de 110 dos 24 municípios da jurisdição.

Crédito: Karine Silva

O objetivo do encontro foi atualizar e reforçar condutas que devem ser seguidas no período de alta na reprodução do mosquito. A meta foi alinhar e traçar planos de contingência para que em 2020 haja um maior controle da proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela; assim diminuindo os casos de manifestação das doenças.

A abertura do evento foi realizada pela Superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves e pela Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Passos, Olga Aparecida Borges Bastos, que destacaram a importância da união de forças da população com o serviço público para vencer a batalha contra o mosquito Aedes Aegypti.

No decorrer do encontro foram apresentadas estratégias de enfrentamento às arboviroses, o manejo clínico, o papel dos níveis de atenção primária e secundária, o controle vetorial do Aedes, entre outros temas de grande relevância.

A coordenadora do NUVEAST, Márcia Aparecida Silva Viana, contou que o objetivo da reunião foi alcançado e que foi possível constatar o comprometimento dos profissionais, permitindo produzir conhecimento para atuar efetivamente contra as arboviroses. “Todos os anos somos surpreendidos pelo Aedes, esse ano invertemos a lógica. Fizemos esse evento ainda em 2019 para elaborar estratégias para surpreender o Aedes. Acreditamos que os municípios tomaram consciência da importância de realizar instrumentos exequíveis, apropriados, tecnicamente viáveis e cientificamente fundamentados para que possam enfrentar o Aedes neste período que vai de dezembro até maio”, concluiu.

“O mais válido para nós, sobre o material que foi descrito, é o conhecimento, principalmente, na questão da dengue. As informações que os palestrantes passaram e a fundamentação teórica para nós é vista como essencial, pois assim poderemos multiplicar essa informação e ir acompanhando o município”, disse o supervisor de Endemias e fiscal sanitário do município de São Roque de Minas, Tayllon Augusto da Costa.

Por Karine Silva