Na última terça-feira, (3/12), o Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental da Macrorregião do Jequitinhonha se reuniu no auditório da Regional de Saúde de Diamantina. Estiveram presentes representantes do Núcleos de Atenção Primária (Napris) e Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), da Regional de Diamantina; representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE); referências técnicas municipais de saúde mental e coordenadores de Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) e representantes de hospitais da região.

Ricardo Maciel 1

No período da manhã, as discussões giraram em torno da readequação do Regimento Interno do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, com base na Resolução SES/MG nº 5259 de 27 abril de 2016. “Após análise e discussão dos presentes, ficou deliberada a inclusão de novos membros ao conselho. Sendo assim, serão incluídos representantes da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, do Conselho tutelar e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou a Referência Técnica Regional de Saúde Mental, Edna Moreira Reis.

Na oportunidade, também foram eleitos os responsáveis pela secretaria executiva do colegiado, bem como os membros titulares e suplentes dos municípios, com menos de 100.000 mil habitantes, para que tenham representação no Colegiado Estadual.

Na parte da tarde, as discussões focaram em questões relacionadas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), seus componentes, diretrizes e principais legislações que trazem alterações no funcionamento da Rede. Além disso, os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação das experiências exitosas da RAPS/Araçuaí, realizada pela Coordenadora do CAPS e SRT do município, Silvana Ferreira e da enfermeira da Santa Casa de Caridade de Diamantina, Marisa Resende Parreira, que encerrou a programação do dia falando sobre o trabalho realizado na RAPS/Diamantina.

“As reuniões do Colegiado de Saúde Mental são de extrema importância para o fortalecimento da RAPS e melhoria da interlocução da Política de Saúde Mental com os munícipios”, destacou a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz

As reuniões do colegiado ocorrem bimestralmente, sendo a próxima agendada para o dia 4 de faveiro de 2020.

Por Ricardo Maciel