A Regional de Saúde de Pirapora realizou na manhã da última quinta-feira, (28/11), no Centro de Educação Permanente de Pirapora, a Reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR), referente ao mês de dezembro. O evento contou com a participação dos gestores dos municípios da microrregião, servidores da Regional, representante do Centro de Especialidades Médicas (CEM), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco (CISMESF) e representante do Centro de Promoção a Saúde, Cristiano Azevedo.

Crédito: Lillian Tararam

As Comissões Intergestores possuem cronogramas anuais de reuniões, bem como representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MG). Na ocasião, além de discutir temas relevantes para a microrregião de Pirapora, por meio de informes e pactuações, os municípios da microrregião foram homenageados com o recebimento de certificados emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde e a Regional.

Foram elencados os municípios que foram destaque durante o ano de 2019 em diversos indicadores, veja-se:

• Municípios que obtiveram destaque em 2019 pela transmissão de produção da Atenção Primária, via Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC);
  • O município que obteve destaque em 2019 pela oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Atenção Primária à
  • Saúde;
  • Municípios que alcançaram as metas dos Indicadores 1 e 2 da Resolução 5.920/2017 referente ao 3º quadrimestre 2019 e 1º quadrimestre 2020;
  • Municípios que obtiveram as melhores pontuações na avaliação do programa de monitoramento das ações da vigilância em saúde – PROMAVS no ano de 2019;
  • Municípios que se destacaram em 2019 na finalização e baixa de Convênio e Resoluções/SES no Núcleo de Gestão, Finanças e Prestação de Contas;
  • Assiduidade de envio da produção ambulatorial;
  • O município que se destacou pela entrega tempestiva e satisfatória de respostas às demandas da Ouvidoria Regional do SUS.

A gerente Regional de Saúde, Adriana Katia Emiliano Souza, agradeceu o empenho e colaboração dos gestores municipais na implementação das políticas públicas de saúde, que visam a melhoria do serviço aos usuários. Parabenizou também os servidores e estagiários da Regional pelo serviço prestado.

O Presidente do COSEMS Regional e secretário municipal de Ponto Chique, Ronaldo Soares Campelo, destaca que a última CIR do ano de 2019 foi “fechada com chave de ouro”, pois além de assuntos relevantes em pauta, houve também a certificação dos municípios da nossa microrregião, que estimula a gestão municipal a buscar cada vez mais a melhoria no desempenho em cada um dos indicadores e no serviço prestado em geral. “Parabenizo a toda a equipe da Regional de Saúde e agradeço o apoio ofertado aos municípios”, finalizou.

Por Lilian Tararam