A coleta de informações e o monitoramento do vetor são importantes estratégias de controle a Dengue e demais arboviroses. Uma dessas iniciativas está em andamento como projeto piloto no município de Araçaí, na região Central do Estado, com o Sistema de Monitoramento de Epidemias (SISMEP). O projeto é realizado de forma conjunta entre a empresa Alghorit, a Prefeitura Municipal de Araçaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas e a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

arbovirose-pilotoI

Nessa terça-feira (26/11), os representantes da SMS Araçaí, da Regional de Sete Lagoas e da SES acompanharam de perto o desenvolvimento das ações do projeto que envolve três frentes de trabalho: a Ovitrampek, armadilha de oviposição, que é usada para monitorar a infestação por meio da quantidade de ovos do mosquito Aedes depositadas periodicamente em pontos estratégicos, a Animal Mesh, estratégia para o cadastramento e controle populacional de animais de rua e o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD)".

O projeto teve início no município em setembro deste ano, 2019, e segue em fase de implantação e desenvolvimento. "Na reunião, foi realizada a avaliação de uma das etapas do projeto e alinhadas as próximas etapas junto à orientação da coordenadora do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes da Secretaria Estadual de Saúde, Marcia Costa Ooteman, que acompanhou a pesquisa.

"O objetivo principal do projeto piloto é possibilitar aos gestores e técnicos um acesso mais ágil aos dados e informações para tomada de decisões mais efetivas" como destacou o superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira. “A coleta de informações disponibilizada pelo sistema e o processamento dos dados epidemiológicos permite o planejamento de ações de controle das arboviroses focadas em territórios mais vulneráveis”, observou Teixeira.

Arbocontrol e SISVETOR

Outro projeto piloto envolvendo sistemas de monitoramento do Aedes também está em fase de monitoramento na SRS-Sete Lagoas durante toda essa semana. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhado (NUVEAST) da SRS- Sete Lagoas, Silmeiry Angélica Teixeira, os dados coletados no município ajudam a atualização do sistema e a avaliação sobre a aplicabilidade do mesmo. "Através de um acompanhamento local da aplicação do Projeto Arbocontrol que tem como município piloto Sete Lagoas, essa etapa se expressa na troca de experiência prática do município de forma a possibilitar o atendimento das necessidades locais no sistema de informação em desenvolvimento.", destacou a coordenadora.

As referências técnicas do controle vetorial municipais e da vigilância epidemiológica da Regional de Sete Lagoas estão sendo capacitadas para atuar no SISVETOR. Nessa etapa, os técnicos estão sendo orientados sobre como atuar com as novas funcionalidades de enviar dados para o sistema, criar novas atividades, digitar os registros e índices operacionais para acompanhamento das rotinas. E ainda, nesta fase inicial, estão sendo configurados os formulários de ações de campo e de ação laboratorial, os relatórios operacionais, IDO e IPO, e realizado o cadastramento no sistema da unidade de vigilância, das pessoas e equipes, do território e dos imóveis que serão englobados no projeto.

Já a segunda etapa que também envolve operação será o registro das atividades, das ações de campo e das ações laboratoriais. E, por fim, está prevista a última etapa composta pela geração de relatórios e índices.

Por Nayara Souza