A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza hoje e amanhã, 27 e 28/11, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a 3° Oficina do Projeto de Cuidado Farmacêutico do Componente Especializado da Assistência Farmacêitica (CEAF). A oficina tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo projeto Cuidado Farmacêutico e elaborar um plano de ação para 2020. Participaram da iniciativa os farmacêuticos das regionais de Pouso Alegre, Belo Horizonte, São João Del Rei e Governador Valadares.

O projeto Cuidado Farmacêutico busca garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o uso seguro, racional e responsável de medicamentos. Centrado no usuário, esse modelo visa à promoção, proteção, recuperação da saúde e prevenção de agravos. Além disso, busca a resolução de problemas da farmacoterapia e o uso racional dos medicamentos. Além disso, oferece uma variedade de serviços farmacêuticos, por meio da ação integrada do farmacêutico com a equipe multiprofissional de saúde.

Segundo Samira Lyra, coordenadora de Farmácia, Terapêutica e Cuidado, o compromisso de assumir o cuidado com a atenção farmacêutica do usuário permite melhorar os resultados em saúde. “O profissional de farmácia é um importante suporte da rede de atenção. Além de educar e fazer rastreamento em saúde, também realiza a dispensação e manejo de medicamentos”, explicou.

Para Jans Izidoro, diretor de Medicamentos Básicos, o cuidado farmacêutico é uma ação importante dentro da rede de saúde pública, porque visa o bem-estar do paciente e não apenas a distribuição de medicamento. “Há o acompanhamento clínico do paciente buscando no processo o cuidado integral e correto em relação aos medicamentos”, disse.

Troca de experiências

A oficina teve início com uma roda de conversas que buscou trocar experiências entre os participantes. Danuza Resende, farmacêutica da Regional de Saúde de São João Del Rei, contou aos participantes como é o trabalho de cuidado farmacêutico na regional de saúde dentro do Projeto de Cuidado Farmacêutico do Componente Especializado da Assistência Farmacêitica (CEAF).

Créditos: Juliana Gutierrez

Em Minas Gerais, quatro Regionais de Saúde participaram do projeto (São João Del Rei, Belo Horizonte, Governador Valadares, Pouso Alegre). Por meio dele, houve o acompanhamento de pacientes com Artrite Reumatoide visando obter resultados clínicos, econômicos e humanísticos para os usuários.

“O cuidado farmacêutico é um dos serviços clínicos que o profissional pode também desenvolver e ofertar para esse tipo de paciente. Embora encontrando dificuldades, como a distância para atuar diretamente com os usuários, a experiência nos mostrou que o contato com o paciente ajuda a melhorar a sua situação de saúde”, contou.

Grazielli Oliveira, farmacêutica de Lagoa Santa, falou sobre a experiência com o cuidado farmacêutico na Atenção Básica do município. Segundo Grazielli, a construção do serviço clínico farmacêutico teve início em 2013, mas somente se tornou parte da política municipal de assistência farmacêutica em 2019.

“Buscamos cuidar do paciente de uma forma integral. Por isso, compreendemos que era importante criar vínculo com as equipes de saúde da família, médicos e usuários. Assim, atuamos de maneira a compreender as necessidades do paciente dentro do seu contexto de saúde, orientando sobre a importância do um uso adequado do medicamento”, disse.

Já Daniela Silva relatou a experiência no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Belo Horizonte. Dentro da proposta do NASF, segundo Daniele, o profissional de farmácia realiza discussão de casos, gestão de medicamentos, planejamentos de serviços. “A atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos e o atendimento compartilhado entre profissionais”, explica.

Na parte da tarde de hoje, está prevista uma oficina sobre planejamento e gestão de serviços farmacêuticos. Já para o dia 28/11, na parte da manhã, será realizada uma roda de conversa sobre os aspectos psicológicos no atendimento ao paciente de doenças crônicas e à tarde continuam as atividades da oficina de planejamento.

Por Juliana Gutierrez