O diretor da Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Alves, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) Regional, Maria Aparecida Sicupira, realizaram nesta terça-feira (26/11), em Pedra Azul, uma reunião de alinhamento para debater o relatório elaborado por um grupo de trabalho formado por representantes da Regional de Saúde de Pedra Azul, do Hospital Vale do Jequitinhonha e do Serviço de Hemodiálise de Itaobim.

Credito Allan Campos 2

O Centro de Hemodiálise de Itaobim conta com 27 máquinas que operam em três turnos, de segunda a sábado, e atende a 159 pacientes. No plano de ação foi verificada a possibilidade de se ampliar o número de máquinas, de 27 para 30, o que ampliaria o atendimento para mais 18 pacientes. A presidente do Cosems Regional, Maria Aparecida Sicupira, informou que o município de Itaobim também fará um estudo de viabilidade para habilitação de um ambulatório especializado. “O prestador do Serviço de Hemodiálise fará, na reunião da CIR de dezembro, uma apresentação de todo o serviço, além de uma pesquisa de satisfação do usuário/gestor sobre o serviço. Outra ação que será realizada é uma capacitação para a equipe que acompanha o paciente dialítico, visando melhoria no seguimento do tratamento”, informou Maria Aparecida Sicupira.

Outro ponto debatido na reunião de alinhamento foi sobre a importância dos gestores municipais acompanharem as resoluções que são publicadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O diretor da Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Alves, disse que a Regional está fazendo um acompanhamento diário das publicações e encaminhando aos municípios as resoluções que tratam de incentivos financeiros. “Fizemos um consolidado dos incentivos financeiros aprovados na última CIB-SUS e encaminhamos aos gestores, que ficaram muito satisfeitos com a planilha que enviamos. A resolução 6910, por exemplo, que aprova recursos para os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), disponibilizou R$ 500 mil para o CEREST de Pedra Azul; e a resolução 6904, que trata do Plano Estadual de Enfrentamento da Hanseníase em Minas Gerais, aprovou R$1,7 milhão para o município sede do serviço de referência, em Almenara. Portanto, é muito importante ficarmos atentos a todas estas resoluções que estão sendo publicadas, especialmente os municípios que têm um prazo de sete dias para adesão após as resoluções serem disponibilizadas no Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais de Saúde (SiGRES)”, orientou Marcelo Alves.

Por Allan Campos