Servidores do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Ponte Nova reuniram-se, na manhã desta terça-feira (26/11), no município de Acaiaca. O objetivo foi pensar em estratégias de bloqueio relacionadas à proliferação do mosquito Aedes aegypti, bem como discutir ações de prevenção e o manejo clínico das arboviroses (dengue, zika e chikungunia) na Atenção Primária à Saúde (APS). A reunião foi voltada à equipe municipal de APS, entre médicos, enfermeiros e coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Foto

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados cinco casos na localidade neste mês de novembro. “A divulgação dos dados é importante para que a população perceba que a dengue está presente. É urgente que pensemos, em parceria com a comunidade, alternativas para revertermos esse quadro, não permitindo que o número de casos aumente”, destaca o agente de Controle de Endemias do Ministério da Saúde, Geraldo de Souza Caldas.

De acordo com a referência técnica do Nuveast, Thiany Silva Oliveira, é preciso instituir ações de prevenção rotineiramente. “Não temos que pensar nas arboviroses apenas no período de chuvas, mas durante todo o ano, através de atitudes simples, como o descarte adequado do lixo e a limpeza de terrenos e caixas d’água, eliminando potenciais criadouros de mosquitos”, enfatiza.

O convite para a reunião partiu do agente do Ministério da Saúde, Luiz Flávio de Azevedo, responsável pelo controle de endemias em Acaiaca. Do encontro nasceu uma proposta de capacitação voltada aos ACS, buscando maior integração da Atenção Primária com o combate às arboviroses.

Por Tarsis Murad