A Regional de Saúde de Pedra Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Ponto dos Volantes e os Franciscanos, da Igreja Católica, realizaram nos dias 21, 22 e 23/11, em Ponto dos Volantes, o projeto “Parceiros da Saúde – Hanseníase: mobilizar, diagnosticar e curar”. O objetivo foi diagnosticar novos casos de Hanseníase na população geral do município, por meio da busca ativa de sintomáticos dermatológicos.

Crédito: Allan Campos

Seis equipes de Estratégia de Saúde da Família, que representam 100% de cobertura no município, foram mobilizadas e distribuíram um folder por residência e uma ficha espelho (diagrama corporal para marcação de manchas e lesões) por morador nas comunidades de Boa Vista de Santana (Palha), Virgem das Graças (Taboca), Morais, Distrito de Santana do Araçuaí, além de ações desenvolvidas na sede do município. Os Franciscanos levaram um grupo de voluntários que ofertaram consultas ginecológicas e roda de conversa com mulheres, práticas integrativas com massoterapeutas, trabalho nas escolas com crianças em escovação e hanseníase, com utilização de cartilhas e brincadeiras. O município de Ponto dos Volantes ofereceu aferição de pressão arterial, teste de glicemia, agendamento para mamografia, exame de PSA Exame Preventivo do Colo do Útero e vacinação.

Já a Regional de Pedra Azul convocou monitores para darem suporte ao evento. Participaram da ação o médico do município de Almenara, Arnaldo Pereira Silva, o técnico de laboratório, Ednardo Nascimento, e os fisioterapeutas, Frederico Carvalho e Cristina Luiz. A referência técnica de Hanseníase da Regional de Pedra Azul, Maria da Glória Botelho Reyna, ficou responsável pela organização do evento, em parceria com os Franciscanos e com o município. A referência técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Marfan Froes Brasil, também esteve presente no evento.

Segundo Maria da Glória Botelho Reyna, a Regional de Pedra Azul, em 2018, apresentou a maior detecção geral em hanseníase do estado de Minas Gerais, com 19,56 casos por 100 mil habitantes, sendo quase quatro vezes maior que a taxa do estado, que é de 4,92. “Em 2019, já realizamos na região uma capacitação em Prevenção de Incapacidades para profissionais dos municípios, além do Projeto Roda Hans nos municípios de Almenara, Jequitinhonha e Itaobim e, agora, o Projeto Parceiros da Saúde, em Ponto dos Volantes. A busca ativa de sintomáticos dermatológicos nos territórios é prioritária na nossa região, tendo em vista o númro de casos da doença. A espera pela demanda espontânea torna o diagnóstico tardio e favorece o contágio por meio dos casos sem tratamento. Portanto, é fundamental que possamos trabalhar a promoção da saúde e promover esse trabalho de busca ativa e diagnóstico precoce, que irá prevenir deformidades e incapacidades”, orientou.

A médica Ana Cristina Rabanéa é da região da Serra da Canastra, que fica a 1.100km de Ponto dos Volantes, e já atua há 13 anos com medicina de família e comunidade. Voluntária no evento, Ana Cristina teve a oportunidade de conhecer a realidade do Vale do Jequitinhonha e o empenho dos profissionais de saúde em buscar mobilizar a população. “Pude trabalhar com seis grupos de mulheres, em rodas de conversa, com participação de aproximadamente 150 pessoas. Também realizamos o atendimento de 80 pacientes e contamos com o apoio de profissionais como a Dra. Natália e da Dra. Sara, que trabalham na comunidade local. Essa experiência foi marcante, porque fomos acolhidas com muito carinho e atenção. Pude notar o envolvimento, o comprometimento e a união de todos os parceiros envolvidos. Acredito que esse é o caminho para a promoção da saúde integral da população”, relatou.

Por Allan Campos