Os municípios abrangidos pela Regional de Saúde de Alfenas concluíram a capacitação para utilização do DigiSUS. O treinamento foi dividido em duas fases. Na primeira etapa, realizada em setembro, foi abordado o acesso ao sistema, planejamento e inserção de dados. A segunda fase aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, com os municípios divididos em três turmas, trazendo explanações sobre relatórios e prestação de contas.

digisus2

“Nós buscamos enfatizar a importância em alimentar o sistema, uma vez que a partir de janeiro de 2020 o SargSUS deixa de existir, passando o DigiSUS a ser o sistema oficial. Por isso reunimos aqui os gestores, técnicos e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde, para sensibilizá-los e orientá-los”, esclareceu Marivalda Cezário Santos Tobias, referência técnica em Educação Permanente da Regional de Saúde de Alfenas.

O técnico-apoiador do COSEMS da Regional de Alfenas, Carlos Henrique, ministrou o treinamento. “O prazo para a alimentação de todo o sistema encerra em 31 de dezembro e estamos pedindo mais agilidade aos municípios. A maior dificuldade que eles têm enfrentado, pelo que nos demonstram, é que estão com muita demanda de atividades nas secretarias e isso dificulta que tenham o tempo de dedicação necessário para alimentá-lo. Mas, estão se empenhando e muito conscientes da importância do sistema, acredito que vamos chegar ao final do ano com 100% dos nossos municípios alimentando e utilizando o DigiSUS adequadamente”, explicou.

Durante o treinamento foi explicado aos participantes que os dados inseridos no DigiSUS ficarão disponíveis para acesso da população através do aplicativo Meu DigiSUS, conferindo maior transparência. Foi enfatizada, também, a importância da prestação de contas feita corretamente e incluindo, por exemplo, as emendas parlamentares recebidas até o momento.

Os participantes demonstraram otimismo diante dos recursos disponíveis no novo sistema. “Participei das duas etapas do treinamento e foi muito informativo e proveitoso. Recebemos orientações sobre as ações que devemos cumprir nesse processo e vimos os benefícios que ele traz, principalmente na simplificação e disponibilização das informações. Para os Conselhos Municipais de Saúde, esse sistema dignifica as suas atividades, que antes acabavam meio desamparadas. Agora se vê o quanto ele é essencial e resgata a sua razão de existir”, relata o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fama, Jaqueson Soares Santos.

Por Thayane Lenzi