SES-MG faz balanço das ações de mobilização social do mês de outubro | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Com o objetivo de informar sobre a prevenção e promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, durante todo o ano várias ações de sensibilização da população por meio de parcerias com organizações da sociedade civil e dos Núcleos Municipais de Mobilização. Essas ações são realizadas por meio de palestras, rodas de conversas, distribuição e veiculação voluntária dos materiais impressos e digitais das campanhas desenvolvidas pela SES-MG, entre outros. No último balanço fechado, referente ao mês de outubro, foram contabilizadas 1.125 ações realizadas em todo o estado.

Crédito: Suelene Oliveira

Segundo coordenador de Mobilização Social, Publicidade e Propaganda da SES-MG, Joney Vieira, atualmente o estado conta com 745 núcleos municipais de Mobilização Social identificados que realizam ações em suas comunidades. Ele também reforça a importância dessa sensibilização. “Tão importante quanto os Núcleos de Mobilização Social da SES-MG são os parceiros da sociedade que compõem a Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde e têm um papel fundamental para com a comunidade onde desenvolvem seu propósito de propagar informações sobre o SUS. Eles são aqueles que fazem parte da vida cotidiana da sociedade e ajudam o poder público a veicular importantes informações, se valendo desse convívio com a comunidade”, explicou.

Entre as regiões que desenvolveram ações mobilizadoras, os destaques são para as regionais de Saúde de Ituiutaba, Pouso Alegre e Manhumirim que contabilizaram mais ações realizadas, com 302, 104 e 96 ações respectivamente, durante o mês de outubro.

Ações

As ações mobilizadoras abordam diversos temas de prevenção e promoção à saúde, como o Arboviroses (doenças causadas pelos Arbovírus, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela), Saúde da Mulher, Saúde no Trânsito, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Tabagismo, Vacinação, Saúde do homem, entre outras. Elas são realizadas por meio de palestras, intervenções teatrais, oficinas, exposições, passeatas e distribuição de materiais.

Dentre as ações de mobilização social contabilizadas no mês de outubro, se sobressaíram as de Arboviroses, com 383 ações; Promoção à Saúde, com 209 ações; Saúde da Mulher, com 126 ações e Saúde Mental, com 117 ações.

No município de Patos de Minas, alunos da escola estadual Monsenhor Fleury foram mobilizados sobre arboviroses. A referência em mobilização social do município, Suelene Francisca de Oliveira, que realizou uma palestra aos alunos sobre a prevenção e o controle do Aedes Aegypti, reforça que as ações são pensadas de acordo com as necessidades locais. “Assim como muitos municípios da região, Patos de Minas apresentou um número expressivo de casos de dengue em 2019. Diante disso, priorizamos abordar o assunto junto aos alunos da escola. Utilizamos uma maquete em formato de casa com possíveis criadouros do mosquito para orientar os alunos sobre os cuidados e a forma correta para eliminar esses focos e impedir a proliferação da doença. Criança é muito visual e, ao ter contato com a maquete, elas fixam muita mais as informações e se tornam agentes transformadores em suas famílias”, explicou.

Segundo a mobilizadora social de Pratápolis, na regional de Passos, Ana Carolina de Castro Silva Nascimento, as ações promovidas no município foram referentes ao Outubro Rosa, com informações sobre cuidados com a saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama. “Em nosso município, promovemos uma aula de hidroginástica para as mulheres que participam do grupo da melhor idade e, por meio de algumas atividades, realizamos a conscientização sobre os cuidados com a saúde, prevenção do câncer de mama, entre outras informações. Com isso, consequentemente, formamos mobilizadoras que levarão essas informações para as amigas, filhas, parentes e outras mulheres. Um dia depois, também realizamos uma caminhada para fomentar hábitos saudáveis e a conscientização da população sobre a prevenção do câncer. No final oferecemos um café da manhã, doado pelos nossos parceiros aqui da região”, finalizou.

Mobilização em rede

Institucionalizada oficialmente em março de 2017, por meio da Resolução nº 5663, a Rede de Mobilização Social em Saúde realiza ações de mobilização no Estado desde 2007 e é gerenciada pelo Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG). Atualmente conta com 745 Núcleos Municipais e o desafio é criar núcleos de mobilização nos 853 municípios mineiros.

Além das ações de promoção à saúde dos mais diversos temas ligados ao SUS, a Rede também se preocupa em cultivar parcerias com prefeituras, escolas, empresas, igrejas, associações e outros órgãos públicos.

A Rede de Mobilização Social em Saúde da SES-MG é composta pelo Núcleo Central de Mobilização Social da SES-MG e pelos 28 Núcleos das unidades Regionais de Saúde. O objetivo é reunir a participação civil na execução dos programas de prevenção e promoção da saúde por intermédio da Mobilização Social, em Minas Gerais.

Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/mobilizacao

Por Míria César