As frequentes chuvas já registradas nos últimos dias na Zona da Mata Mineira, exige dos agentes de endemias cuidados redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, e chikungunya.

WhatsApp Image 2019-10-25 at 16.52.37

Com essa preocupação, a Regional de Saúde de Manhumirim realizou nesta sexta-feira (25/10), em Carangola, uma capacitação com os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município. Além do alerta de que nesse período é muito importante uma atenção maior de todos, foram abordados temas, como locais mais propícios para a criação e multiplicação do mosquito, mobilização da população para eliminar os focos e fluxos de ações e rotinas junto à Regional de Saúde.

“Carangola é um município prioritário por apresentar índices importantes em relação aos casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. O número de notificações de dengue, por exemplo, é muito preocupante e por isso estamos agindo de forma antecipada e preventiva e colocamos a Regional de Saúde totalmente à disposição deste e dos demais municípios da região”, destacou o coordenador de epidemiologia da Regional de Manhumirim Ernesto Grillo.

Os próximos municípios que receberão a visita técnica e treinamento in loco serão Mutum e Ipanema.

Por Antonio Rodrigues