A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou no dia 23/10 a 5ª reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental com o objetivo de criar grupos de trabalho e apresentar o fluxo de acesso aos medicamentos do componente especializado.

Segundo a referência técnica em Saúde Mental do NRAS e Coordenadora do Colegiado, Veruska Sousa, serão criados os Grupos de Trabalho Álcool e Drogas, Saúde Mental na Atenção Primária, Prevenção do Suicídio, Saúde Mental da Criança e Adolescente, Humanização na Assistência e Assistência de Saúde Mental em leitos de Hospital Geral.

A coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), Michele Ferraz, ressaltou a importância da participação ativa de todos e explicou que os membros do Colegiado, de acordo com suas afinidades e experiências, irão se inscrever nos grupos de trabalho, que tem como objetivo fortalecer o colegiado e promover a educação permanente nos territórios.

Créditos: Allan Campos

Em seguida, os farmacêuticos do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Pedra Azul, Ana Carolina Chaves e Thales Figueiredo fizeram uma apresentação sobre o ‘Fluxo de Acesso aos Medicamentos do Componente Especializado’.

Experiência exitosa

Durante a reunião do Colegiado Gestor, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Divisópolis, representado pela Assistente Social e coordenadora, Mariana Porto e pelo psicólogo, Alberto Trindade, apresentou uma experiência exitosa do serviço. Graças ao trabalho realizado no CAPS, foi possível recuperar um paciente que apresentava uma doença bipolar, caracterizada por alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.

“Um momento marcante da minha recuperação foi quando Alberto, do CAPS, estava fazendo as visitas domiciliares. E era um período de chuva e mesmo assim ele veio à minha casa. Chegou todo molhado e aquilo me mostrou o quão comprometido ele estava comigo. Quando a gente faz além parece que é uma mão divina que te abençoa. A partir daí comecei a fazer as caminhadas e a me recuperar da depressão e viver novamente”, testemunho o paciente Flávio Figueiredo na presença de sua esposa Edilma.

A psicóloga, Micheline Reis, destacou a importância do Colegiado de Saúde Mental. “Nunca mais vou esquecer esse momento que presenciamos hoje, ao ouvir a história de Flávio e Edilma. Nos fez confirmar a responsabilidade familiar, na prática, como um dever constitucional, mas acima de tudo, com o dever de acolher e cuidar daqueles que escolhemos conviver enquanto membro familiar”, defendeu a psicóloga Micheline Reis.

Na etapa final do encontro, a referência técnica em Saúde Mental do NRAS, Veruska Sousa, apresentou um vídeo sobre o Projeto de Geração de Renda, do CAPS de Espera Feliz, Regional de Saúde de Manhumirim, como sugestão e oportunidade para os serviços.

Em seguida, houve um momento de humanização, sob a coordenação de Luiza Tanure, da Academia da Saúde de Pedra Azul, com ‘meditação e dança circular’. E a psicóloga, Micheline Reis em parceria com a enfermeira, Mariana Rodrigues, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional de Pedra Azul, apresentaram o vídeo ‘Absorvendo o Tabu: o Documentário sobre Menstruação e reflexão sobre a hierarquia das necessidades’.

Por Allan Campos