Dentro das atividades do Outubro Rosa, mês em que se concentram as ações de mobilização voltadas para a prevenção e promoção da saúde das mulheres, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizará nesta sexta-feira (25/10), em Montes Claros, o Seminário de Boas Práticas na Atenção à Mulher. O evento, organizado com a participação da Santa Casa de Montes Claros, Hospital Universitário Clemente de Faria, Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e apoio do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) acontecerá a partir das 13 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

O Seminário tem como público alvo enfermeiros e médicos dos serviços de atenção primária atuantes em 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros; profissionais do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) e das maternidades sediadas no Norte de Minas.

Créditos: Banco de Imagem FreePik

O “Câncer de Mama e o Contexto de Atenção à Mulher” será tema da primeira palestra a ser proferida a partir das 13h30, pelo médico mastologista e especialista em cirurgia oncoplástica e reconstrutiva, Gessandro Elpídio Fernandes Barbosa. Atualmente ele integra o corpo clínico dos hospitais Prontosocor, Aroldo Tourinho e Otorrinocenter, além de coordenar o serviço de mastologia da Santa Casa de Montes Claros.

Em seguida, “A Prática Baseada em Evidência na Assistência ao Parto e Nascimento” será abordado pela enfermeira e doutora em saúde coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Danúbia Mariane Barbosa Jardim. Atualmente ela é enfermeira obstetra do Hospital Sofia Feldman, sediado em Belo Horizonte.

A partir das 15h45m a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Montes Claros, Daniella Cristina Martins Dias Veloso, fará apresentação da proposta de regionalização das visitas das gestantes às maternidades sediadas em Montes Claros. O ciclo de palestras será encerrado pela professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Sibylle Emilie Vogt, que falará sobre “A utilização do Plano de Parto no Contexto da Assistência ao Parto e Nascimento”.

O Seminário será encerrado com a realização de debate sobre as boas práticas na atenção à saúde da mulher. Entre os participantes estará a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa; o coordenador de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Claudemilsom da Silva Oliveira; e a especialista em saúde pública e urgência e emergência, Maila Dayane Capuchinho de Oliveira.

A coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Montes Claros, Ludmila Barbosa, ressalta a importância da realização do Seminário que, “por envolver profissionais de diversas áreas do conhecimento, viabiliza a troca de informações e experiências que acabam disseminando a melhoria dos serviços de saúde voltados ao atendimento das mulheres residentes no Norte de Minas”.

Por Pedro Ricardo