Nesta segunda-feira (21/10), a Regional de Saúde de Unaí e a Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí (Facisa) promoveram palestras sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero. O evento fez parte do Outubro Rosa, calendário anual de mobilização e prevenção ao câncer de mama e teve como tema: “Quem ama se cuida “.

20191021 100508

A coordenadora do Núcleo de Regulação da Regional de Saúde Unaí, Leila Faria, destacou a importância da mobilização para prevenção do câncer. “Tivemos palestras e um depoimento que acentuaram a importância da prevenção do câncer mama e do colo do útero. Mais do que isso, o evento ressalta a importância de prevenção todos os tipos de cânceres, além disso foi fundamental para alertar as mulheres que compareceram sobra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres mama e colo do útero “, afirmou a Leila Faria.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Facisa, Maria das Neves, apontou a prevenção como a principal aliada no combate às doenças como o câncer de mama e colo do útero. Para a coordenadora, mulheres que fazem exames preventivos têm maior probabilidade de não desenvolverem o câncer. “O câncer de colo uterino e mama causam a morte de muitas mulheres no Brasil, porém muitas mortes poderiam ser evitadas. Um nódulo descoberto em fase inicial permitiria um tratamento mais eficaz, é questão de prevenção. Em relação ao câncer de colo útero as mulheres devem ficar atentas e sempre fazer os exames ginecológicos para prevenção, explica Maria da Neves.

A comerciária e estudante de enfermagem, Tatiane Aparecida dos Santos, salientou a importância da prevenção e diagnóstico precoce na luta contra o câncer de colo do útero, em seu depoimento durante o evento. “Há três anos, eu descobri que tinha câncer de colo do útero durante exames de rotinas. O câncer estava no estágio IIIB. Iniciei o tratamento no Hospital do Câncer da cidade de Barretos, no interior do estado de São Paulo. Durante o tratamento fiz quimioterapia, radioterapia e um procedimento chamado braquiterapia, que é uma radioterapia direta no tumor. O diagnóstico rápido da doença foi essencial para mim, e mesmo o tumor estando com 5 cm quando foi descoberto, o tratamento foi bem-sucedido, e eu estou curada. Hoje vou ao hospital para fazer o acompanhamento de seis em seis meses”, diz Tatiane.

Por Antonio Maria Ferreira