Nessa quinta-feira (17/10), a Regional de Saúde de Pirapora promoveu a reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, com o objetivo de retomar as atividades deste colegiado, na qual foram discutidas as principais demandas da região acerca da saúde mental, bem como foi discutido o seu Regimento Interno.

Créditos-Lillian Morais Silva Tararam

Estiveram presentes representantes dos municípios sob jurisdição da Unidade Regional de Saúde de Pirapora, dirigentes dos Centros de Atenção Psicossocial, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) e representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

O Colegiado tem por finalidade assessorar os municípios na condução da Política Estadual de Saúde Mental, avaliar e monitorar a implantação/implementação dessa Política e da Rede de Atenção Psicossocial regional, entre outras finalidades baseadas na metodologia do Apoio Institucional e contempladas pela Resolução SES/MG N° 5259 de 27 de abril DE 2016.

Adriana Katia Emiliano Souza, diretora da Unidade Regional de Saúde de Pirapora, falou sobre a importância do colegiado funcionar ativamente para proporcionar aos participantes momentos de troca de informações e experiências. Ressaltou que “o Colegiado de Saúde Mental possui o papel de assessorar os municípios na condução da Política de Saúde Mental, garantindo a assistência em todos os níveis de atenção, além de propiciar um momento de reflexão sobre as avaliações e monitoramento da atenção psicossocial nos seus territórios. A finalidade precípua do Colegiado é a melhoria e garantia do acesso aos usuários dentro da rede de atenção, que começa com a atenção primária, sendo esta a ordenadora do cuidado”. Na oportunidade ela parabenizou a equipe da Regional, responsável pela organização e condução da reunião e por fim agradeceu a presença de todos os presentes.

A Referência Técnica Regional da Saúde Mental e coordenadora do Colegiado, Mariana Alves Machado Ribeiro, ressalta que “o Colegiado tem um papel muito importante enquanto espaço de Educação Permanente em Saúde e cooperação horizontal, em que a intersetorialidade é fundamental para uma melhor articulação das redes de atenção à saúde, que visem garantir a integralidade a todos os usuários que demandam cuidado neste sentido”.

Por Regional de Saúde de Pirapora