Difundir informações e trocar experiências de Promoção à Saúde foi o objetivo do encontro que reuniu referências técnicas e coordenadores de Atenção Primária à Saúde, nessa terça-feira (15/10), na Regional de Saúde de Uberaba. A política Estadual de Promoção à Saúde (POEPS) foi instituída através da Resolução SES/MG nº 5.250 de 2016, com objetivo de complementar as especificidades do estado de Minas Gerais e implementar a Política Nacional de Promoção da Saúde.

Crédito: Sara Braga

De acordo com Andreza Machado, referência regional de Promoção à Saúde, foi trabalhado o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, que consiste na suplementação profilática de ácido fólico para gestantes e crianças de seis meses a dois anos de idade, pois segundo a referência, “apesar de instituído desde 2005, ainda existem dificuldades na implementação dessas ações nos serviços de saúde”.

O Programa Saúde na Escola, que desenvolve ações de prevenção de doenças e acompanhamento clínico de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino, e o Programa Crescer Saudável, que desenvolve ações de prevenção da obesidade infantil, também foram abordados, assim como os indicadores da política.

Para Monique Batistel, referência em Promoção à Saúde do município de Delta, a reunião foi muito produtiva, especialmente em relação à informatização dos programas e abordagem dos indicadores que, segundo ela, ajudam os profissionais a se manteream em dia com as ações. Monique diz ainda que, “em breve serão trabalhadas ações de prevenção da gravidez na adolescência, no município. Os jovens sabem muito sobre sexo, mas falta informação sobre prevenção, e também sobre respeito, autocuidado e cuidado com o próximo” conclui.

Por Sara Braga