De 30 de setembro a 04 de outubro, Pará de Minas, na Região Ampliada Oeste, começa a executar o projeto de Avaliação de novas alternativas de vigilância e controle de Aedes aegypti e Aedes albopictus, considerados os principais vetores de arbovírus de importância em saúde pública, entre elas a dengue, Zika e chikungunya.

A pesquisa é iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O projeto terá duração de 15 meses e tem como objetivo avaliar as ovitrampas como metodologia de indicação de risco e monitoramento de eficácia de ações de novas alternativas de controle de Aedes aegypti e Aedes albopictus.

A pesquisa irá trabalhar em cinco bairros com aproximadamente 1500 imóveis e 50 quarteirões para monitorar a eficácia do controle de Aedes aegypti e Aedes albopictus com o Sistema Aero System ( Inseticida de aplicação rápida, em pequenas doses nos cômodos, intradomiciliar e que mata os mosquitos que se encontram dentro da casa), utilizando ovitrampas (armadilhas para captura do mosquito) e armadilhas BG GAT(uma ferramenta passiva para captura em massa das fêmeas grávidas) como metodologia de indicação de risco e monitoramento de resultado no município.

CONTATO PARA SOLICITAÇÃO DE ENTREVISTAS:
Willian Pacheco
Assessor de Comunicação Social da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis
(37) 21012930 – acs.div@saude.mg.gov.br

Por Willian Pacheco