Para discutir a Resolução 3070/2011, de 30 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a organização dos processos de trabalho das Regionais de Saúde e Gerências Regionais de Saúde, estiveram reunidos, nesta sexta-feira (27/09), em Itabira, um grupo técnico composto pelo superintendente regional de saúde de Coronel Fabriciano, Ernane de Oliveira Duque Junior, a assessora de apoio à gestão, Patrícia Rossi, e o colegiado de coordenadores da Gerência de Itabira.

20190927 103851

A diretora Aparecida de Oliveira falou sobre a importância da reunião, que propõe a revisão de competências das Unidades Regionais e a inovação dos modelos da Secretaria de Estado de Saúde. “Cabe à equipe regional focar na valorização das ações voltadas para a clientela do Sistema Único de Saúde (SUS), nossos parceiros e usuários, para que em maior e melhor grau haja satisfação e o cumprimento de metas pactuadas na assistência à saúde. Este projeto contribui significativamente para todo o conjunto: fortalecimento dos programas já existente com inovação e melhor prestação de serviços na atenção à saúde”, afirmou.

As Superintendências e Gerências Regionais de Saúde têm por finalidade apoiar, implementar e monitorar as políticas e ações de saúde fortalecendo a governança regional do Sistema Estadual de Saúde em suas áreas de abrangência, competindo-lhes coordenar, implementar, monitorar e avaliar as redes e ações de saúde, em todos os níveis de atenção, no âmbito regional. Promover e fortalecer ações de vigilância em saúde articulando-se com os municípios, órgãos e instituições com as quais apresentem interfaces em saúde cabendo às regionais monitorar e acompanhar o sistema de regulação assistencial, auxiliando os municípios na criação de uma identidade macro e microrregional, fortalecendo o sistema de governança e o alinhamento tático da gestão.

Para o superintendente Ernane Duque a reunião teve um objetivo ainda maior, o intercâmbio entre as superintendências, numa troca de experiências e de conhecimentos sobre os novos projetos traçados para uma gestão diferente e eficiente. “Cabe a cada gestor descobrir o perfil de nosso cliente, seus desejos, suas insatisfações e a partir daí executar as atividade que são pertinentes à melhoria da qualidade da assistência e a constante satisfação dos usuários em relação à prestação de serviços em saúde em cada região do estado”, finalizou.

Outras ações também estão elencadas no processo de organização do gerenciamento regional da saúde como a execução das atividades de gestão de pessoas, de material, de patrimônio, de consumo, de administração orçamentária, contábil, financeira e de prestação de contas necessárias ao funcionamento das unidades, bem como a implantação e o monitoramento das ações de mobilização social em saúde na respectiva região.

Por Darliéte Martins