Nos dias 24 e 25 de setembro, o Núcleo de Gestão Regional da Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS) realizou em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Regional (COSEMS) uma capacitação sobre o Sistema DigiSUS Gestor - Módulo Planejamento (DGMP). Com o objetivo de apresentar o sistema DigiSUS Gestor aos funcionários que vão operar o sistema nos municípios, a capacitação ocorreu no Laboratório de Informática da Universidade Aberta do Brasil/UNIMONTES e teve como público-alvo gestores e técnicos das municipais, bem como Conselheiros Municipais dos 26 municípios da área de jurisdição da GRS Januária.

Crédito: Isabela Hora

O DigiSUS Gestor é uma plataforma digital que tem por objetivo fornecer instrumentos para os gestores públicos obter informações para facilitar o planejamento e o monitoramento das ações e serviços em saúde. A plataforma foi aprovada pela Resolução CIT nº 19, de 22 de junho de 2017, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), como a estratégia do Ministério da Saúde (MS) de incorporação da saúde digital (e-Saúde). Visa à melhoria da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde, bem como busca agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio às decisões que envolvam o Sistema Único de Saúde (SUS)

O sistema possibilitará o registro sequencial das diretrizes, objetivos, metas e indicadores do plano de saúde. Além disso, permite definir metas anuais, lançar previsão orçamentária da programação anual de saúde, elaborar o relatório detalhado do quadrimestre anterior e do relatório anual de gestão e permite o registro de metas da Pactuação Interfederativa de Indicadores.

A referência Técnica do Núcleo de Gestão Regional da GRS de Januária, Flavia Malta Fernandes, pontuou que “a capacitação permitiu aos municípios o conhecimento e técnicas de como manusear e inserir os instrumentos de planejamento em saúde no sistema DigiSUS Gestor.”

Por Giuliana Dias Luz Batista