A Regional de Saúde de Alfenas, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 24/09, o Seminário Intersetorial Arboviroses: ações de prevenção e controle para o ano de 2020.

Crédito: Thayane Lenzi

O evento reuniu, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), servidores da Secretaria de Estado de Saúde, Gestores Municipais de Saúde, Coordenadores de Epidemiologia, Vigilância Sanitária, Atenção Primária, representantes do Conselho Municipal de Saúde e das Secretarias Municipais de Educação e Obras das 26 localidades sob jurisdição da Regional de Saúde de Alfenas.

“Esse seminário foi preparado com muito carinho, buscando agregar profissionais de várias áreas de conhecimento para uma conversa de troca de experiências entre o estado e os municípios. Para que juntos possamos encontrar alternativas e otimizar resultados para a população”, enfatizou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Alfenas, Silnes Helena Diogo Marçal.

A referência técnica no Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes/Alfenas, Sandra Rodrigues, e o supervisor geral do Trabalho de Campo e Controle de Endemias/Alfenas, Valdimir Serafini, abriram o evento abordando a importância da Gestão e da organização do trabalho de campo na prevenção e controle das arboviroses, como: a Dengue, Zika, Mayaro e Chikungunya. Também foi apresentada, pelo Secretário Municipal de Saúde de Poço Fundo, Rosiel de Lima, a experiência exitosa desenvolvida pelo município na prevenção e controle dessas arboviroses.

Com o enfoque acadêmico, o professor do curso de Medicina da Unifal, Murilo César do Nascimento, enfatizou o papel essencial da Atenção Primária nesse enfrentamento. “É fundamental a integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica, bem como a participação dos estudantes e da universidade na propagação de informações e pesquisas, para que assim possamos ter bons resultados”, reforçou.

Durante o seminário foram apresentados dados da incidência dessas doenças nos últimos anos no estado, que apresentou picos endêmicos em alguns períodos. Os números de 2019 mostram que é preciso reforçar as atitudes de enfrentamento ao mosquito e a disseminação de doenças. “O Estado busca encontrar um denominador que se aplique a municípios com realidades bem diferentes, de estruturas, de profissionais e de comportamento da população. A SES tem feito o seu papel e procura fazer ainda mais. Aqui temos um evento de altíssimo nível, com bons conteúdos e de boa interlocução entre o serviço público, a academia e gestores municipais”, enalteceu a técnica da coordenação do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, Danielle Costa Capistrano Chaves.

O papel dos educadores, dos formadores de opinião e da mídia no auxílio à conscientização da população para eliminação dos focos do mosquito foi citado pela Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS), Amanda Vaz Tostes Campos Miareli, que relatou como exemplo as medidas adotadas em Campos Gerais, que enfrentou no início do ano aumento no número de casos confirmados de arboviroses.

A superintendente regional de Saúde de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, agradeceu o empenho e participação de todos. “É muito gratificante esse tipo de encontro porque permite que compartilhando experiências a gente amplie o conhecimento e o foco, buscando alternativas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. O enfrentamento a essas doenças deve ser um compromisso de todos, em nossas casas, bairros e município e principalmente no nosso trabalho”.

Por Thayane Lenzi