O dia 27 de agosto foi um dia especial para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) No mês em que a Fundação completa 112 anos de existência, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma sessão especial de homenagem, em que foi concedido à Funed um “voto de congratulação” pelos serviços prestados à saúde pública.

Crédito: Favia Bernardo | ALMG

No início da manhã, dois ônibus cedidos pelo Sind-Saúde saíram da Funed, levando mais de 60 servidores, que encheram um dos auditórios da ALMG, onde foi realizada a sessão. A presidente da Comissão e autora do requerimento da homenagem, deputada Beatriz Cerqueira (PT), abriu a sessão demonstrando a importância de um evento como este: “Ninguém defende aquilo que não conhece. Precisamos defender o trabalho da Funed e, para isso, precisamos conhecer a Funed: é preciso contar à população a excelência do que a Fundação faz”, afirmou ela.

Em seguida, Beatriz Cerqueira passou a palavra ao presidente da Funed, Maurício Abreu Santos, que iniciou sua fala exibindo um vídeo sobre as principais atividades da Fundação. Depois, ele discursou sobre a importância da homenagem para a instituição. “Essa homenagem chega em um momento muito importante para a Funed e para todo o sistema de tecnologia e inovação do país. Vivemos tempos difíceis, atravessamos uma crise sem precedentes no Brasil e, nessa situação, nosso papel, como parte do SUS e como Instituto de Ciência e Tecnologia, torna-se mais complicado, mas também mais importante. Temos um norte bem traçado, e nos cabe segui-lo, apesar dos obstáculos e dificuldades”, afirmou ele, antes de agradecer o apoio que a Funed sempre recebeu da Assembleia Legislativa.

Ao compor a mesa, a deputada fez questão torná-la democrática e plural. Além do presidente da Funed; do vice-presidente, Rodrigo Leite; dos deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Zé Guilherme (PRP); do vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; e do diretor…Ver mais do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Renato Barros; a presidente da Comissão fez questão de chamar para a mesa mulheres que representam a Funed. Foram então convidadas as diretoras Silvia Ligório, Marluce Oliveira e Hilda Zschaber. Também compuseram a mesa, em diferentes momentos, o diretor industrial da Funed, Bruno Gonçalves Pereira; a diretora-geral da Escola de Saúde Pública, Lenira de Araújo Maia; a diretora da Fiocruz/MG, Zélia Maria Profeta da Luz; e o diretor-executivo do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Erico de Moraes Colen.

Mas as presenças mais marcantes da solenidade talvez não tenham sido as autoridades na mesa, e sim as crianças da Escola Municipal Professor Mello Cançado, do bairro Lindeia, que estavam na ALMG para conhecer um pouco mais sobre os três poderes. Elas foram convidadas a se sentar no auditório e assistir um pedaço da solenidade. “Vocês vieram num dia especial. Espero que muito de vocês se tornem cientistas, como os da Funed”, disse a deputada Beatriz Cerqueira aos alunos.

Para coroar o clima de festa da sessão, a Comissão de Educação presentou a Funed com um bolo, e o encerramento da solenidade teve direito a “Parabéns Você”, bolo e sopro de velas. Como disseram os convidados, “que venham os próximos 112 anos!”.

Por Luciana Julião (Funed)