Os primeiros seis meses de vida são os mais importantes para a nutrição e para o desenvolvimento da criança de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), realidade lembrada pela Presidente da Sociedade Mineira de Aleitamento Materno (SOMAM), Cleonice Liboreiro Ferrari Motta, durante a abertura do XIII Encontro Mineiro de Aleitamento Materno, nesta terça-feira (27/08), em Sete Lagoas, na região Central do Estado.

Como observou Motta, a alimentação exclusiva do bebê por meio do leite materno é fundamental para a garantia da saúde, além de ser a de menor custo, “o aleitamento é uma estratégia simples, barata e muitas vezes relegada em troca de outras tecnologias. E, além disso, também é benéfico para a mãe que tem uma ligação emocional e de bem-estar com a criança”, observou a presidente da SOMAM.

O encontro foi realizado pela primeira vez no Estado há dez anos, também, neste mesmo município, para conscientização de mães, pais, profissionais e pesquisadores da saúde sobre a prática da Amamentação. O mês escolhido para a campanha recebe o nome de “Agosto Dourado”, em referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Neste mês, em 1992, a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) instituíram o movimento da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) para conscientizar sobre a amamentação.

O intuito do Encontro Mineiro é incentivar a prática do aleitamento, envolvendo toda a família com o apoio dos profissionais de saúde. Cerca de 400 enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, professores e estudantes da saúde passarão durante os três dias de evento, por diversas capacitações e treinamentos.

Créditos: Nayara Souza

Neste primeiro dia, foram discutidas questões como o “empoderamento das famílias” para favorecer a amamentação e a estruturação de bancos de leite humano como redes de apoio à população. O empoderamento familiar é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, deste ano, e lembra a importância do envolvimento do pai e de demais familiares na dinâmica da amamentação promovendo apoio e possibilitando os momentos de descanso que a mulher lactante precisa, nesses primeiros meses.

Desenvolvimento Fonoaudiólogo

Ainda durante o evento, a fonoaudióloga Eliane Aparecida Fonseca Ferreira, integrante do Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado de Minas Gerais, destacou a utilidade da amamentação para o desenvolvimento correto da fala, da respiração e até do sono das crianças. Ferreira observou que mamadeiras, chupetas, bicos e protetores de silicone podem afetar o desenvolvimento infantil: “o primeiro exercício fonoaudiólogo é o aleitamento materno”, destacou a fonoaudióloga que completou “é o exercício que o bebê faz durante a amamentação que auxilia, ainda, na articulação dos sons das falas, na respiração e pode capacitar a criança a ter até 60 vezes mais força para mastigar, em comparação àquelas que utilizam chupetas, por exemplo,” revelou a profissional.

Experiências Regionais

Os participantes ainda trocaram experiências sobre os projetos desenvolvidos nas unidades de estratégias de saúde da família (ESF) locais, como em Sete Lagoas onde o exame do pezinho foi realizado durante a amamentação e se revelou uma espécie de analgésico ao diminuir ou reduzir a zero o desconforto do bebê e o “Dia do Mamaço”, realizado no Município de Curvelo/MG. Experiências sobre o banco de coleta e armazenamento de Leite Humano no Hospital Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas, também foram debatidas, no encontro.

O superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, observou que a amamentação é uma prática que promove o desenvolvimento da criança e a protege contra doenças, além de reduzir casos de mortes evitáveis “É preciso defender a amamentação, e nada melhor que um evento dessa grandeza para que possamos discutir as práticas de incentivo à amamentação, capacitar multiplicadores e estimular todos os nossos pacientes”, finalizou o superintendente.

Ainda em celebração ao Agosto Dourado, ao longo do dia foi realizado o plantio de um ipê-amarelo representando a cor atribuída ao mês e o padrão de ouro do leite. O Encontro segue até quinta-feira (29/08) com a realização do Curso de Manejo Clínico do Aleitamento Materno.

Por Nayara Souza