A Regional de Saúde de Manhumirim realizou, entre os dias 30 e 31 de julho, uma capacitação sobre leishmaniose tegumentar no município de Pedra Bonita. O evento, que foi direcionado para os agentes comunitários de saúde e de endemias, enfermeiros, veterinários e profissionais de saúde, teve o objetivo atualizar o conhecimento dos profissionais e mostrar as principais formas de transmissão e medidas de controle e ainda alertar sobre a importância de um tratamento precoce.

Foto 1

Para o coordenador de Epidemiologia da Regional de Saúde, Ernesto Grillo, a realização de capacitações como essa são fundamentais para atualizar informações sobre a leishmaniose. “É importante que os profissionais estejam preparados para identificar os possíveis casos e conheçam toda sua complexidade, para poder intervir nos vários pontos da cadeia de transmissão da doença e assim termos uma diminuição dos casos”, explicou.

O diretor da Regional de Saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau, destacou a importância do rápido diagnóstico e comunicação com o setor de epidemiologia da GRS. “A comunicação eficiente entre os técnicos de epidemiologia do município e da Regional propicia a tomada de decisão imediata, tanto no sentido de intervenção nos ciclos de transmissão da doença, quanto no atendimento oportuno aos pacientes”, alertou.

Dados

Após a capacitação, foi delimitada a região do município que apresentou casos da doença. Até o momento dois pacientes já foram confirmados com leishmaniose tegumentar e outros quatro casos suspeitos estão em análise.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma zoonose, ou seja, doença transmitida entre homens e animais, que acomete várias espécies, dentre eles, cães, gatos, equinos, animais silvestres. A manifestação ocorre na pele ou nas vísceras, causado por um protozoário. A transmissão se dá pela picada do inseto Flebotomínio (mais conhecido como mosquito palha).

A doença tem tratamento e geralmente acomete pacientes com o sistema imunológico enfraquecido, como crianças, idosos e mulheres grávidas.

Por Antônio Rodrigues Nogueira