Na última terça-feira (09/07), o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Varginha promoveu reunião de alinhamento para tratar sobre o fluxo de odontologia hospitalar, o confinanciamento do Estado e o Programa Saúde na Hora com gestores municipais e coordenadores da Atenção Primária à Saúde.

DSC01002

Caroline Amaro, referência técnica em saúde bucal da Regional de Saúde de Varginha, iniciou a ocasião abordando o fluxo de referência e contrarreferência para a assistência odontológica hospitalar, nos quais estão incluídos os atendimentos sob anestesia geral e ou sedação para pacientes com necessidades especiais, cirurgia bucomaxilofacial e deformidades craniofaciais.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Varginha, Fernando Mesquita, tratou acerca da Resolução SES/MG nº 6712 que trata do cofinanciamento estadual da Atenção Primária e tem por objetivo compor o financiamento tripartite para este nível de atenção. Fernando Mesquita também explicou os componentes e indicadores que fazem parte desta resolução.

Em outro momento, o coordenador ainda abordou sobre o Programa Saúde na Hora, segundo a Portaria nº 930 de 15 de maio de 2019. O Programa tem como finalidade ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, o número de usuários nas ações e nos serviços promovidos nas USF e reduzir o volume de atendimentos de usuários com condições de saúde de baixo risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares. A adesão, condições e critérios do Saúde na Hora também foram explicados por Fernando Mesquita, que finalizou o evento afirmando que “as reuniões feitas pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde são sempre importantes, assim, as sugestões dos gestores e coordenadores para temas pertinentes também serão necessárias para alinhamento de ações referentes ao núcleo”.

Por Mariana Ribeiro