Na última sexta-feira (26/04), agentes de controle de endemias da região Triângulo Sul estiveram presentes em capacitação que aconteceu na Regional de Saúde de Uberaba, na qual a equipe de profissionais do Rio de Janeiro ensinou sobre o uso da tecnologia Aero System de combate ao mosquito Aedes aegypti. Municípios de Uberaba, Araxá, Sacramento e Frutal, todos com alta transmissão de arboviroses, participaram do evento que abordou teoria e prática do uso do equipamento. Na parte da tarde, os agentes realizaram a borrifação de todo o prédio da regional de saúde.

A autoridade sanitária da Regional de Saúde de Uberaba, Paulo Cezar de Souza, explica que “85% dos mosquitos infectados se encontra dentro das casas, por isso a importância desse tratamento. Ele pega um espectro que o UBV não pega, por atuar de forma específica, dentro de cada cômodo da residência”. Já o coordenador de equipe de endemias do município de Uberaba, Ricardo Willian França, ressalta que “o trabalho intra-domiciliar é positivo, mas é importante lembrar que é uma ferramenta complementar de combate, enquanto que a principal arma contra o mosquito Aedes é a conscientização da população. Se as pessoas checassem, uma ou duas vezes por semana, os seus quintais, isso não seria necessário”, disse.

Crédito: Sara Fernandes

O Aero System é um sistema composto por equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV portátil) para aplicações intra-domiciliares, ou seja, dentro das residências. O inseticida Permetrina é usado na formulação aerossol para combate ao mosquito Aedes, evitando a transmissão de Dengue, Zika, Chikungunya, Mayaro e Leishmaniose. De aplicação rápida, em pequenas doses, tem melhor eficácia quando as janelas e portas dos imóveis permanecem fechadas por 30 minutos, devendo os moradores ficar do lado de fora nesse período. As residências com pessoas acamadas e crianças menores de seis meses não poderão receber a aplicação. Este trabalho é desencadeado a partir de indicação prévia, de acordo com a incidência de casos local.

Por Sara Fernandes