A Regional de Saúde de Patos de Minas promoveu nessa quarta e quinta-feira (27 e 28/06) a capacitação de técnicos da Saúde, dos 21 municípios que compreendem sua região, para operacionalização efetiva do Sistema de Informação de Câncer (SISCAN).

O Sistema de Informação de Câncer, instituído pela Portaria 3.394/2013, tem por finalidade permitir o monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce, à confirmação diagnóstica e ao início do tratamento de neoplasias malignas. Permite que a Atenção Primária, enquanto ordenadora do cuidado possa acompanhar as condições de saúde das mulheres, considerando a prevenção e acompanhamento dos cânceres de colo de útero e de mama, além dos demais tipos de cânceres. O sistema já está sendo usado pelos 21 municípios de referência da Regional de Patos de Minas, e está em fase de implantação pelos prestadores de serviço de saúde da região.

Segundo a referência técnica do SISCAN, Rodrigo Costa, Minas Gerais é o estado que mais tem proporcionado a inclusão do sistema no país e que a intenção é implantá-lo de forma efetiva em 100% dos municípios mineiros, por isso a importância da capacitação. “O objetivo principal é dar apoio a regional por meio do trabalho em rede. Já a necessidade de realizar essa capacitação surgiu por meio do diagnóstico situacional de 2017, que identificou vários problemas de uso. Dessa forma viu-se necessário treinar tanto os prestadores quanto o município e fazê-los participarem da rede, para assim gerarmos conhecimento e troca de experiência, o que é muito importante”, ressalta.

Créditos: Maryana Santos

Para a referência técnica da Atenção Básica do município de Matutina, Izabel Ribeiro, a praticidade do sistema é sua maior vantagem e que um momento para tirar dúvidas e esclarecer pontos é de extrema importância. “O controle para nós, por meio do sistema, é bem mais fácil em questão dos resultados e dos laudos, o que eu acho bem prático. Aqui é uma oportunidade para tirarmos nossas dúvidas, principalmente sobre o tratamento”, disse.

O SISCAN também tem o objetivo de aprimorar o controle da Gestão e dos sistemas de informação referentes aos registros da assistência prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Mariana Xavier, referência técnica do SISCAN na Regional de Saúde de Patos de Minas, ele é importante para monitorar o acompanhamento da população. “É essencial que todos os pontos de atenção da rede de cuidados em saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde, Prestadores de Serviços para Diagnóstico e Tratamento de Câncer façam uso do SISCAN, porque somente assim será possível monitorar se a população está sendo corretamente acompanhada, em especial, em se tratando de início do tratamento do câncer em no máximo 60 dias, como prevê a Lei n° 12.732/2012”, finalizou.

Por Maryana Santos