Nesta quinta-feira (28/06), a Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou em seu auditório a capacitação e atualização em Triagem Neonatal: teste do pezinho. O encontro teve como objetivo capacitar e atualizar profissionais de saúde envolvidos com a realização do teste.

Participaram da capacitação técnicos e especialistas envolvidos na coleta de sangue do bebê para realização do teste do pezinho - Triagem Neonatal, dos 53 municípios que pertencem à Regional de Pouso Alegre e também às maternidades que prestam serviço para o SUS na região.

O evento foi organizado pela referência técnica da Saúde da Mulher/Rede Cegonha do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva e pela referência técnica em Saúde da Mulher e Criança do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Izabella Rocha Veloso Sousa. A capacitação foi ministrada pelas representantes do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - NUPAD/FM/UFMG, Natália Montuori Bouglex de Araújo e Michelle Rosa Andrade Alves.

Créditos: Juliana Horta

Para Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva, a participação dos profissionais no evento é de extrema importância para a saúde dos recém-nascidos da região. “Atualizar e qualificar os profissionais envolvidos na coleta de sangue dos bebês para a triagem neonatal - teste do pezinho contribui para o diagnóstico e tratamento precoces dos recém-nascidos com alterações relacionadas às seguintes patologias atualmente contempladas pelo programa da triagem neonatal no Estado: hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria; doença falciforme; fibrose cística; deficiência de biotinidase; hiperplasia adrenal congênita. Dessa forma, garantimos proteção e melhores chances de tratamento e desenvolvimento para as crianças”, explica.

Para a enfermeira da Unidade Materno-Infantil do município de Santa Rita do Sapucaí, Rita Koeler, a qualificação sobre a Triagem Neonatal trouxe grande aprendizado, de forma objetiva e precisa para o assunto proposto. “Foram retiradas todas as dúvidas com muito boa vontade e clareza. Ao final, tenho certeza que despertou a necessidade dos profissionais em rever e atualizar junto à equipe as técnicas utilizadas durante a coleta e sua importância para um resultado satisfatório. Agradeço também ao NUPAD pelo apoio e responsabilidade”, afirma.

O teste do pezinho é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é oferecido gratuitamente à população, sendo no estado, por meio do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), sob a gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e execução técnica do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD).

Por Juliana Horta de Almeida