Dos 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas, ​57 localidades já alcançaram mais de 80% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Iniciada dia 23 de abril a Campanha foi prorrogada até 15 de junho e já alcançou 279 mil 476 pessoas residentes nos municípios que compõem as áreas de atuação das regionais de Saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora.

Nesta semana o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros - (NUVEAST) está reforçando o trabalho de mobilização dos municípios com o objetivo de intensificarem a realização da Campanha, tendo em vista que a meta é de que seja vacinado 90% do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde.A coordenadora do NUVEAST, Josianne Dias Gusmão ressalta a importância dos municípios alcançarem a meta de cobertura vacinal, pois isso evitará que as pessoas tenham complicações, internações ou óbitos por contraírem gripe.

Créditos: Gil Leonardi

“A partir do dia 15 de junho os municípios que ainda não tiverem atingido a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações de vacinar 90% do público alvo deverão definir estratégias para continuar o trabalho de imunização, atingindo especialmente crianças, gestantes, idosos e pessoas acometidas por mais de duas doenças simultâneas. Isso porque, a vacinação contra a gripe contribui para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus Influenza”, explica Josianne Gusmão.

​De acordo com orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, a partir do dia 18 de junho os municípios que já tiverem atingido a meta de vacinar 90% do público alvo e que ainda tiverem disponibilidade de vacinas, poderão estender a Campanha para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. Nesses grupos será avaliada apenas as doses aplicadas e não a cobertura vacinal.

​Público Alvo

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde – (SUS) tem como público alvo 354 mil 839 pessoas residentes no Norte de Minas. Compõem o público prioritário da vacinação crianças de 6 meses a menores de 5 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); mulheres e homens com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul: (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada.

Norte de Minas

Até esta terça-feira, 5, de acordo com dados lançados pelas secretarias municipais de saúde no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização – (SIPNI), 26 municípios da região ampliada de saúde do Norte de Minas já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% do público alvo da campanha.

Os municípios que já alcançaram a meta são: Berizal, Catuti, Engenheiro Navarro, Gameleiras, Grão Mogol, Guaraciama, Indaiabira, Joaquim Felício, Lagoa dos Patos, Montezuma, Olhos D´Água, São João do Pacuí, São João do Paraíso, Verdelândia, Bonito de Minas, Campo Azul, Cônego Marinho, Japonvar, Lontra, São João da Ponte, Varzelândia, Buritizeiro, Lassance, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma.

Por Pedro Ricardo