Vânia Maria Souza Melo Pinto da Cunha é a nova presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Sua posse e nomeação se deram nesta quinta-feira (26/04), e a solenidade de posse se dará em data futura.

Crédito: Alexandra Marques | ASCOM Fhemig

Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na história da Fhemig, Vânia Cunha acumula a experiência de quase 35 anos de dedicação ao serviço público, 20 deles em funções de direção. Filha do clínico geral Evandro Cunha Melo, que por 25 anos atuou no Hospital Infantil João Paulo II (cujo Centro de Tratamento Intensivo leva o seu nome), a presidente atribui ao pai o interesse pela carreira pública, em especial pela área da saúde, e o compromisso de dar continuidade ao seu legado.

Vânia Cunha é formada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis, do Centro Universitário Una, e especialista em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral. Seu extenso currículo abrange a Secretaria de Estado de Saúde, no cargo de Superintendente de Finanças, e a Secretaria de Estado da Fazenda, instituição na qual se aposentou e permaneceu em exercício, até assumir o cargo de presidente da Fhemig.

Também atuou na Defensoria Pública do Estado e na Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Pública, nessas duas como Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças. Na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), foi gerente de Planejamento e Orçamento.

Sua atuação se estende ainda à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, à Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg) e à Secretaria de Turismo do Estado. A presidente também foi membro do Conselho Curador da Fhemig, dentre outras instituições. Merece destaque ainda sua atuação como coordenadora técnica na implantação do Sistema de Administração Financeira (Siafi-MG).

Por Alexandra Marques (ASCOM Fhemig)