A Regional de Saúde de Varginha recebeu nesta sexta-feira, 27/04, profissionais de saúde das regiões de Varginha, Lavras e São Lourenço para uma videoconferência acerca da Classificação de Robson - protocolo recomendado pela Organização Mundial de Saúde para o monitoramento de taxas de cesárias. A videoconferência foi realizada com o objetivo de abordar a necessária redução desse procedimento no Hospital Regional do Sul de Minas, localizado no município de Varginha, e contou, também, com a participação dos profissionais de saúde do Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço e da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, referências da Rede Cegonha na Região Ampliada de Saúde Sul. Vale ressaltar que, ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de referência no Brasil, no século XXI, deveria ser de 25% a 30%. No entanto, mesmo com a referida meta, o uso das cesárias tem se tornado regra e não exceção nos equipamentos hospitalares. Assim, na oportunidade, também foram discutidos os riscos maternos e infantis gerados pela cesariana, além dos dez grupos de classificação, distribuídos de acordo com a situação da gestante.

Crédito: Regional de Saúde de Varginha

Luciana Pereira, Referência Técnica do Programa de Saúde da Mulher da Regional de Varginha, relatou a situação atual das regiões presentes quanto ao índice em questão e informou que o Hospital Regional de Varginha já iniciou a implantação da Classificação de Robson no seu dia a dia.  Ao final, dúvidas dos atores presentes foram sanadas pela conferencista Regina Amélia, que afirmou que “a Classificação de Robson é desafiadora para o cuidado da gestante e da criança e, sendo assim, merece extrema atenção por parte das instituições de saúde”, finalizou.

Por Regional de Saúde de Varginha